Na Geografia Humanista Lugar é o espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço do vivido, do experimentado.
É a porção delimitada da superfície da Terra, compreendida pelo indivíduo com base na sua experiência pessoal e nas relações do cotidiano, onde se vive, estuda, trabalha etc. em outras palavras é “uma porção do Espaço Vivido”.
1)Espaço geográfico: alterações/transformações feitas pelas ações humanas por meio do emprego de técnica e tecnologia, ou seja, o espaço geográfico é o reflexo das interações humanas ao longo dos anos.
- Milton Santos: “Conjunto indissociável, solidário e também contraditório de sistemas e objetos e sistemas de ações que não podem ser considerados isoladamente”.
- Milton Santos afirma que o espaço geográfico é um conjunto de sistemas de objetos e ações, isto é, os itens e elementos artificiais e as ações humanas que manejam tais instrumentos no sentido de construir e transformar o meio, seja ele natural ou social.
2)Lugar: espaço cotidiano, lugar de vínculos afetivos, fruto de experiências, há algum significado positivo ou negativo ali (está relacionando a “mim”, ou seja, é apropriado pelo indivíduo).
3)Paisagem: Composta por elementos naturais (não tocados pelo homem) e geográficos/culturais/humanizado/artificial (os quais o homem mudou). Ela está em constante alteração/mutável, por causa do grau de técnica e tecnologia que o homem aplica ao meio e os efeitos naturais, vai além do que tudo a vista alcança (percepção de mundo: cheiro cores, sabores), capaz de ser projetado (filmes e fotos).
- Elementos naturais/artificias em constante alteração.
- Pode ver (observação) e sentir no espaço (ouvir e cheirar).
4)Território: Relação de poder entre um indivíduo/instituição em um espaço, o espaço é delimitado a partir de suas relações de poder. O que delimita? É uma linha natural, como um rio, ou artificial/cultural, como um muro.
- Exemplos de poder: econômico, social, político e cultura.
- Exemplos: traficantes buscando novos pontos de tráfico.
- Exemplo: Fronteira- limite do poder entre países
5)Territorialidade: conduta ou atitude instintiva dos animais que promove a defesa do território que ocupam. No caso dos seres humanos, esta defesa também está relacionada com a cultura. Para muitos pensadores, a territorialidade que nasce do instinto deriva na tendência de o homem vir a apropriar-se, defender e administrar determinados sectores geográficos. Esta identificação com o território permite construir a identidade e serve para satisfazer várias necessidades.
- Em suma, a territorialidade trata-se de um padrão de comportamento e atitudes que uma pessoa ou grupo de pessoas possui e que é fundamentado no controle (real ou concebido) de um determinado espaço físico, local ou de uma ideia, controle esse que pode ser concretizado por meio de marcação, personalização ou mesmo defesa num território.
6)Região: precisa de critérios específicos (político, clima, hidrográfico, etc.)
- Regiões geoeconômicas a saber: Nordeste, Centro-Sul e Amazônia.
- O território brasileiro é dividido pelo IBGE em cinco grandes regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.