SóProvas


ID
1389628
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Acerca da legislação relativa à segurança dos sistemas de informação, julgue o item seguinte.

A legislação atual tipifica como delito informático a invasão de dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades, em qualquer circunstância.

Alternativas
Comentários
  • Não são tipificados como delitos, em qualquer circunstância, em razão das excludentes de ilicitudes do direito civil: legítima defesa, exercício regular de direito reconhecido e estado de necessidade.

  • Tipifica como "invasão de dispositivo informático", vide lei "Carolina Dieckmann".

  • O erro está no final "em qualquer circunstância"pois o artigo 2º da lei 12.737 que altera o Código Penal, cria o Art 154-A que diz: "instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita"Inclusive, essa questão está classificada erroneamente, deveria estar em Direito Penal.

     

    Art. 154-A.  Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita:  

     

    Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.  

     

     

     

  • Rodei nessa questão também, o que a invalida é "em qualquer circunstância", pois, não comete esse crime, um Perito Policial, já que este se encontra amparado por uma EXCLUDENTE DE ILICITUDE: ESTRITO CUMPRIMENTO DE UM DEVER LEGAL.

    Mas vamos admitir que essa questão foi danadinha, deu pra enganar muito bem.