SóProvas


ID
1390054
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Dentre os tratamentos termoquímicos mais conhecidos podem ser citadas a cementação e a nitretação. Na comparação das características destes processos, tem-se:

Alternativas
Comentários
  • O tratamento termoquímico de nitretação é realizado com a difusão do nitrogênio em (relativamente) baixas temperaturas. Como consequência, resulta em menor distorção e em camadas menos espessas do que as que são obtidas por cementação, além de nãi necessitar de têmpera ou revenido. A nitretação possui algumas vantagens em relação à cementação, sendo algumas delas: elevada resistência à fadiga e ao desgaste superficial, melhor resistência à corrosão (exceto nos aços inoxdáveis) etc.

  • A cementação é um processo de endurecimento superficial usado principalmente em aços baixo carbono. Feito à temperaturas que variam entre 900 e 950 °C, esse processo cria uma camada com teor de carbono que pode chegar a 1% e atingir espessuras maiores que 3 mm Ele requer posterior têmpera e revenido. Como inconvenientes, as peças submetidas a esse tratamento termoquímico podem se distorcer.

    Já a nitretação consiste na adição de nitrogênio à superfície de um aço. É feito em temperaturas menores (500 a 560 °C), o que reduz os riscos de empenamento. A camada obtida possui espessuras entre 0,07 e 0,7 mm. Como vantagens perante a cementação, a nitretação cria camadas mais resistentes ao desgaste, à fadiga, e à corrosão.

  • Gab D

    como a cementação é feita em temperaturas maiores, há maior distorção. Ele exige tratamento térmico posterior, a têmpera, apenas. Revenido geralmente não se faz nos aços cementados. Porém, quando é necessário, realiza-se o revenido em T bem baixas, entre 160 e 200°C.

    Fonte: Chiaverini