Aços Microligados - ARBL - de Alta Resistência e Baixa Liga
Aços de alta resistência e baixa liga, conhecidos pela sigla ARBL (ou HSLA no idioma inglês, significando: high strength low alloy) são definidos do seguinte modo: aços específicos com composição química especialmente desenvolvida para proporcionar mais altos valores de propriedades mecânicas, e, em alguns casos melhor resistência à corrosão atmosférica do que aquela obtida em aços carbono convencionais. São produzidos com maior ênfase nas propriedades mecânicas do que na composição química. Por outro lado, não podem ser considerados aços de alta liga, pois os teores de elementos de liga adicionados aos aços ARBL são muito mais baixos do que em aços de outras categorias, como aços inoxidáveis, aços ferramenta e etc.
Aços ARBL podem ser produzidos na condição de laminados com resistência ao escoamento na faixa de 290 a 550 MPa e resistência à tração na faixa de 415 a 700 MPa. Por causa de seu baixo teor de carbono apresentam excelente soldabilidade. Seu desenvolvimento foi impulsionado pela demanda por aços resistentes, tenazes e soldáveis para tubulações de transporte de óleo e gás, navios e plataformas de perfuração “off-shore”. Também podem ser usados para reduzir o peso (massa), e assim o consumo de combustível, de (componentes de) automóveis. Os graus de classificação de aços ARBL são definidos pelos níveis de resistência ao escoamento e não pela composição química.
Os mecanismos de endurecimento utilizados nos aços ARBL incluem: a) refino de grão; b) precipitação; c) subestrutura de discordâncias; d) endurecimento por solução sólida; e) envelhecimento com deformação.
A sua produção pode envolver: a) pequenas adições de elementos formadores de carbetos e nitretos (microligantes); b) laminação controlada; c) resfriamento controlado; d) controle de forma de inclusões.
Estes fatores podem ser abordados separadamente ou em combinações para produzir as propriedades desejadas.
http://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=199
Aço de Alta Resistência e Baixa Liga
Um grupo de ligas com baixo teor de carbono são os aços de alta resistência e baixa liga (ARBL ou HSLA High Strength, Low-Alloy).
Possuem elementos de liga, como o cobre, o vanádio, o níquel e o molibdênio, em concentrações combinadas que podem ser tão elevadas quanto 10%.
Possuem maiores resistências do que os aços comuns ao carbono com baixo teor de carbono.
São dúcteis, conformáveis e podem ser usinados.
São mais resistentes à corrosão do que os aços comuns ao carbono.
Referência Bibliográfica: Ciência e Engenharia de Materiais – Uma Introdução (William D. Callister, Jr.), 8a Edição
Gabarito: Letra E.
Bons estudos!