-
O gabarito da Vunesp apontou a assertiva E como a correta. Trata da descrição do crime do artigo 217-A, parágrafo 1o. (estupro de vulnerável) entendendo, então abuso sexual como gênero do qual cada tipo penal dos crimes contra a dignidade sexual seria espécie. O raciocínio é nesse sentido ou alguém tem algo melhor?
-
Anomalias sexuais, parofalias sexuais, desvios sexuais, distúrbios sexuais ou perversões = são doenças
ou transtornos relacionados aos atos libinosos que podem não ter causa
apenas psicológicas, mas também psiquiátricas. Nesse caso, podem figurar como
doenças mentais. Nesse caso, podem figurar como doenças mentais.
Exemplo de anomalia é o ananismo.
Onanismo = é o impulso obsessivo à excitação dos órgãos genitais. É a prática orgásmica auto-erótica. A masturbação é considerada anômala quando, pela duração e exclusividade,bloqueia a prática da conjunção carnal normal
-
ERRADA (A)
A sexualidade anômala engloba diferentes distúrbios caracterizados por degeneração psicopatológica, sempre envolvendo uma alteração de personalidade, mas sem qualquer tipo de associação com distúrbios orgânicos ou glandulares.
ERRADA (B)
A violência sexual sádica é a expressão de uma explosão de agressão totalmente instintiva e impulsiva, não sendo premeditada.
R: Não é a expressão de uma explosão de agressão totalmente instintiva e impulsiva. Trata-se, de fato, de um assalto premeditado em atenção à alguma fantasia erótica.
ERRADA (C)
O comportamento sexual anômalo é muito mais frequente em mulheres, na faixa dos 15 aos 25 anos, associado à baixa escolaridade e a distúrbios psiquiátricos primários.
R: Essa afirmação não tem fundamento.
ERRADA (D)
O onanismo é a forma de excitação sexual em objetos que ligam o indivíduo à pessoa desejada ou amada, muitas vezes de forma patológica, em geral peças de roupas ou determinadas partes do corpo.
R: O onanismo é a forma de prazer sexual tendo como principal fonte a automasturbação; já quando o indivíduo tem prazer com peças íntimas ou com determinadas partes do corpo do parceiro (a)fala-se em fetichismo.
CERTA (E)
O abuso sexual é a prática de ato sexual com pessoa incapaz de opor resistência ou pessoa inconsciente, sendo as crianças e os adolescentes as maiores vítimas.
-
Diego Talhada, a assertiva não fala em incapazes, como forma de inimputabilidade. Mas incapaz de oferecer resistência, que pode ocorrer com qualquer pessoa, inclusive os imputáveis (pessoas capazes).
-
Acertei por escolher a "menos errada". Ao meu ver abuso sexual não é apenas contra vulneráveis ou pessoas incapazes de opor resistência. Uma mulher adulta pode sofrer um abuso sexual como exemplo estupro mesmo que esta oponha resistência. Se durante o estupro ela luta contra o agressor isso deixaria de ser abuso sexual?? Não tem fundamento.
-
Entendo que quando a vítima não é vulnerável trata-se de violência sexual, e não abuso. (Com ressalvas).
-
Quanta questãomal formulada... e pensar que definem a vida de uma pessoa dessa forma...
-
Erotologia é o ramo da Sexologia Forense que estuda os estados intersexuais, as perversões, os crimes sexuais e a prostituição. Segundo Greco, sexualidade normal é a que segue as injunções da natureza e se norteia no sentido da procriação; DESVIO DO SEXO é o desequilíbrio do curso normal da sexualidade; ANÔMALA é a sexualidade pervertida e aberrante; CRIMINOSA é a sexualidade que leva ao crime
-
"O título diz respeito a crimes sexuais e transtornos de sexualidade (parafilias).
A- a sexualidade anômala ou transtorno de sexualidade pode ser originada por transtornos de personalidade ou tambem por disturbios orgânicos ou glandulares (hormonais)
B- o sadismo é uma forma de comportamento sexual (parafilia) onde o agente tem prazer infringindo sofrimento ao parceiro(a), e obviamente de forma premeditada.
C- essa afirmação carece de fundamento
D- onanismo é a forma de prazer sexual tendo como principal fonte a automasturbação. Contam que o tal rei Onan (de onde vem o termo) era chegado a um banho bem demorado, e tinha calos nas mãos desde criança. Quando o indivíduo tem prazer com peças íntimas ou com determinadas partes do corpo do parceiro (a) fala-se em fetichismo.
E- só sobrou esta para marcar. Aqui cabe porém uma observação: no abuso nem sempre a vítima está incapacitada de se defender por ocasião do fato. Pode ela estar aceitando o ato do agressor por uma questão de confiança neste, sem acreditar estar havendo um ato com objetivo de prazer sexual. Obviamente são as crianças e os adolescentes as principais vítimas."
Comentários do Professor Paulo Vasques, pesquisa em 07/12/2016: https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=572496589560782&id=512925648851210
-
Vejamos cada uma das alternativas:
A) Sexualidade anômala possui origem em distúrbios orgânicos ou glandulares (hormonais).
B) Há muitos tipos de parafilia. Sugere-se que o candidato estude esse ponto.
SADISMO- é um tipo de parafilia, em que agente tem o desejo e a satisfação sexual através do sofrimento do parceiro, indo, muitas vezes, até a morte. Há premeditação.
C) não há fundamento para essa alternativa.
D) Há muitos tipos de parafilias. É interessante que o candidato estude esse ponto, pois é cobrado com frequência.
-ONANISMO/MASTURBAÇÃO- impulso excessivo à excitação dos órgãos sexuais, A origem da palavra "onanismo" vem de Onan, personagem que praticava coito interrompido como forma de controle da natalidade.
- FETICHISMO- prazer com peças íntimas ou com determinadas partes do corpo do parceiro.
E) RESPOSTA.
Poderia o examinador ter sido mais cauteloso e atento ao utilizar a expressão "incapaz", pois poderia sugerir um indivíduo penalmente inimputável. No entanto, o examinar utilizou com o sentido de "inapto, impossibilitado". Além disso, a afirmação poderia ter sido melhor estruturada, pois o abuso sexual pode ocorrer no âmbito de uma confiança que a vítima tem com o agressor, sem entender, por exemplo, que esteja cometendo um abuso sexual.
-
A) (Errada) INADEQUAÇÕES SEXUAIS (DISFUNÇÕES SEXUAIS). Desejo sexual hipoativo: • anafrodisia – homem – nervosa – glandular – psíquica • frigidez – mulher – psíquica – vaginismo – glandular
B) (Errada) Sadismo - (Marquês de Sade) – sente prazer em produzir sofrimento – mais frequente nos homens – pode chegar a lesões corporais graves e morte
C) (Errada) Não encontrei referência na literatura. Talvez seja o tipo de questão "nada a ver".
D) (Errada) Onanismo (Onan - coito solitário de denominação imperfeita - era coito interrompido) • masturbação • comum na puberdade • pode ter conotação psicopática na fase adulta.
E) (Correta) O abuso sexual é a prática de ato sexual com pessoa incapaz de opor resistência ou pessoa inconsciente, sendo as crianças e os adolescentes as maiores vítimas.
Fonte: Material Gran Cursos.
Obs.: Embora o gabarito tenha apresentado a opção "E" como correta, verifica-se que a expressão "abuso sexual" foi utilizada de forma ampla, o que acabou por gerar uma série de discussões acerca de sua veracidade.
-
Gab. E
Os mais cobrados para delegado de polícia está em negrito!
Parafilias
✓Tribadismo. Atrito vaginal de mulher com mulher.
✓ Topoinversão: Prática sexual de maneira diversa da tradicional conjunção carnal, como a cunilinguae (boca na vagina), anilinguae(boca no ânus) e falatio (boca no pênis).
✓ Anafrodisia. Diminuição do instinto sexual do homem.
✓ Frigidez. Diminuição do instinto sexual da mulher.
✓ Anorgasmia. Quando o homem não consegue chegar ao orgasmo.
✓ Erotismo ou afrodisia (gênero). Grande desejo sexual. No homem é satiríase e na mulher ninfomania ou uteromania.
✓ Priapismo. Ereção sem desejo.
✓ Lubricidade senil. Caso de idosos que têm muito desejo.
✓ Gerontofilia ou Cronoinversão. A atração por pessoas de idade avançada.
✓ Autoerotismo. Coito sem parceiro, como na masturbação.
✓ Erotomania. Forma mórbida de erotismo, de modo que tudo gira em torno do sexo. Desejo exaltado sem ereção, com ideia fixa no sexo.
✓ Erotofobia. Temor mórbido em realizar o ato sexual.
✓ Andromimetofilia ou Ginemimetofilia. A primeira é a atração que um homem sente quando vê uma mulher vestida com roupas de homem. A ginemimetofilia é oposto.
✓ Cromoinversão. Pessoa de uma cor com atração por pessoa de outra cor.
✓ Etnoinversão. O indivíduo que só tem desejo com determinada etnia.
✓ Masoquismo ou Algolagnia passiva. Gosta de sentir dor, tem desejo por ser humilhado.
✓ Sadismo ou Algolagnia ativa. Gosta de promover dor, tem desejo pelo sofrimento do outro.
✓ Necrofilia. Desejo pela prática sexual com cadáver.
✓ Vampirismo. Desejo por sangue ou pela mordedura na lateral do pescoço.
✓ Bestialismo ou Zoofilia. Prazer com animais.
✓ Fetichismo. Prazer por partes inanimadas, como um sapato, roupa, cabelo etc.
✓ Frotismo ou Frotteurismo. É o prazer de encostar, se esfregar, relar na pessoa, como o tarado do metrô.
✓ Exibicionismo. Prazer por exibir o próprio corpo, especialmente sua genitália.
✓ Narcisismo. Pessoa que gosta de se ver.
✓ Pluralismo ou Troilismo ou Swapping ou Triolismo. Relação com três ou mais pessoas. Conhecido como swinging, que é a prática heterossexual entre dois ou mais casais.
✓ Riparofilia. Desejo por pessoas sujas e desasseada.
✓ Penculofilia. Desejo por locais perigosos ou situações tensas.
✓ Voyeurismo ou Mixoscopia ou Escopofilia. Pessoa que gosta de contemplar a atividade sexual de outros.
✓ Dolismo ou Pigmalionismo ou Iconolagnia ou Iconomania. Atração por estátuas, bonecos ou manequins.
✓ Travestismo. Prazer por usar roupa de pessoas de outro sexo.
✓ Transexualismo ou Síndrome de Disforia Sexual. É a inversão psicossocial, com negação do próprio sexo.
✓ Urolagnia. Prazer propiciado pela urina, ou seja, mela micção.
✓ Coprofilia. Prazer intermediado por fezes.
✓ Clismafilia. Prazer pela inserção de algum líquido pelo reto.
✓ Coprolalia (musa latrinalis). Prazer em ouvir palavras “sujas” ou obscenas.
✓ Pedofilia. Prazer por crianças.
-
Vamos agora resolver algumas questões sobre Sexologia Forense ou Criminal. Essa disciplina
costuma ser mais cobrada em concursos para Médico-Legista e Delegado de Polícia.
(A) Incorreta, pois a sexualidade anômala possui relação com distúrbios orgânicos ou
glandulares.
(B) Incorreta, pois no sadismo o agressor sente prazer em produzir sofrimento alheio, sendo
premeditada.
(C) Incorreta por eliminação, pois carece de fundamentação ou desconhecimento da literatura
especializada sobre o tema. Dependendo do comportamento sexual anômalo, pode ser mais comum
em determinado gênero e/ou faixa etária.
(D) Incorreta, pois o onanismo é considerada por alguns autores como sinônimo de
masturbação, impulso obsessivo à excitação dos órgãos sexuais. A masturbação pode ser realizada
pelo próprio indivíduo (automasturbação), ou ser por outro masturbado (heteromasturbação).
(E) CORRETA! Nessa alternativa, o abuso sexual foi utilizado em sentido amplo.
Gabarito: E
-
Ao meu ver a letra E seria estupro, levando-se em consideração o CP.
-
Acertei por eliminação. Porém digna de anulação essa questão. Muito ruim a alternativa "E" tbm.
Alguém sabe se este é um sentido estrito de abuso sexual dentro de medicina legal? É a única forma de salvar essa questão.
-
NA VERDADE A ALTERNATIVA " E " DECREVE A FIFURA TÍPICA DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL. A QUESTÃO ESTÁ DESATUALIZADA.
-
A Medicina Legal tem conceitos próprios, os quais se diferenciam dos conceitos penais. O conceito de abuso sexual apresentado é o utilizado pela ML e não o disposto no CP.
-
Embora a questão tenha utilizado a expressão "incapaz", que poderia sugerir a
inimputabilidade penal de um indivíduo, o examinador o fez com o sentido de "inapto,
impossibilitado". Ademais, o abuso sexual é a prática de ato sexual com pessoa incapaz de
opor resistência ou pessoa inconsciente, sendo as crianças e os adolescentes as maiores
vítimas. Correta, portanto, a alternativa “C”.
-
Rei ONAM, o punheteiro.
-
Onanismo: impulso obsessivo em ficar excitando os órgãos genitais.
-
Onanismo
→ Impulso obsessivo à manipulação dos órgãos sexuais, também conhecido por coito solitário de Onan.
→ Onan: personagem bíblico que se casou com a viúva do irmão.