SóProvas


ID
1393207
Banca
VUNESP
Órgão
PC-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A traumatologia forense constitui um campo da medicina legal que se ocupa das implicações jurídicas dos traumatismos ou lesões em geral. Nesse aspecto, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Vunesp: B - A ferida contundente não corta nem perfura, é a causada por pancada oriunda de martelo ou cassetete, que, como dito na assertiva, podem produzir "uma grande diversidade de lesões: escoriação, equimose, hematoma, ferida contusa, fratura, rotura de vísceras ocas, entre outras".
    A propósito, o exemplo por excelência de instrumento perfurocontundente, especialmente em prova de polícia, é o PAF: projétil de arma de fogo.
  • Agente Perfurocontundentes

    Agem inicialmente por pressão em uma superfície para em seguida perfurar, romper a região atingida. 

    Ex: Projétil de arma de fogo, ponta de guarda-chuva.

    - Possui um orifício de entrada circular ou elíptico devido à ponta do instrumento, somado à ação contundente em sua volta, ocasionando ferimentos contusos nas bordas da perfuração (orlas de entrada e saída).


    Orla de entrada e saída: Só aparece quando o tiro é transfixante. Forma uma orla de entrada (mais fina e mais regular) e outra na saída (mais larga e irregular).

    OBS: A borda de saída não tem orla de contusão visível externamente porque são provocadas de dentro para fora; Ademais, como na saída o projétil tem velocidade reduzida, os tecidos são rasgados dando aparência mais irregular que na entrada, onde os tecidos são queimados regularmente.

    OBS: A auréola equimótica - são diversas ZONAS que se formam próximos das orlas (zonas de tatuagem, .zona de chamuscamento e zona de esfumaçamento) - Essas zonas aparacem, visto que junto ao projétil são expelidas algumas impurezas decorrentes do disparo, tais como resquícios de pólvora queimada e sujeiras do cano da arma que podem vir a se fixar na pele em volta das orlas de enxugo e contusão. OBS: Essas zonas aparecem na entrada, não na saída.


    Equimose

    Equimose =  A equimose ocorre com o rompimento de vasos sanguíneos, fazendo o sangue se espalhar pelos tecidos. Manchas arroxeadas aparecem em razão do rompimento de vasos sanguíneos.

    Equimoses apresentam uma sucessão de cores denominada por Legrand Du Saule, são os espectro equimótico. São reações vitais por excelência, não sendo encontradas no cadáver em lesões produzidas após a morte.


  • ferida contundente pode ser causada por diversos instrumentos , até mesmo o chão, por ação humana ou não.

  • Sério, que instrumento contundente pode produzir escoriação?? Não faz sentido pra mim...

  • Na lesão por instrumento contundente pode ocorrer escoriação que é a perda traumática da epiderme.

  • Felipe, escoriação é, no sentido morfológico da palavra, "tirar a pele" ("ex" tirar; "coria" pele). O chão é um instrumento contundente, quando você cai o instrumento acaba agindo por deslizamento e ferindo a pele, isso é a escoriação.

  • Um bom exemplo são os acidentes de carro, pode causar lesões diversas; inclusive "rotura de vísceras.."

  • GABARITO LETRA: ´´B``


    C) Errado: são característica dos orifício de saída do projétil de arma de fogo:


    1. Borda vertida ou irregulares (as bordas são rasgadas para fora, diferente dos de entrada que são para dentro.

    2. Geralmente maior e mais sangrenta que os orifício de entrada.

    3. Sem elementos de vizinhança (ex: escoriações equimose ), exceto SINAL DE ROMANESE (quando o orifício de saída está encostado em um anteparo rígido (ex: sujeito está encostado na parede, leva um tiro na cabeça, a bala sai da cabeça, mas não consegue ir em frete, pois bate na parede, causando alguns arranhões), ou seja, possuindo alguns sinais de vizinhança)

    4. SINAL DE BONNET na superfície óssea do crâneo: orifício de saída, exemplo tiro no crânio osso fica para fora, além disso orifício  é desregular, diferente da entrada que é regular

  • Aleluia.... rsrsrs. Ja respondi essa questão 4x, e só agora acertei. E o pior não me lembrava de ja ter respondido. Persistencia, essa é a receita. Bom estudos a todos!!!

  • Sobre a alternativa "C", que está incorreta, vejamos o que diz o material do professor Alirio:

    3.4.Lesão de saída: Orifício maior e irregular, bordas reviradas para fora, maior

    sangramento, não apresentando orla de escoriação nem halo de enxugo. Quando

    sai da cavidade craniana forma um cone semelhante ao funil (Sinal de Bonnet).

  • alguém sabe o erro da alternativa A?

  • Os instrumentos contundentes podem causar tanto escoriações, como já citado pelo colega "Nicholas", como feridas.

     

    Lembrando que as Escoriações são lesões onde a Epiderme é esgarçada e a Derme é exposta, nelas a cura se dá através da REGENERAÇÃO.

    De outra banda, nas Feridas, a Epiderme também é esgarçada e a Derme também é exposta, MAS nelas o ferimento ultrapassa as últimas camadas da Derme e atinge regiões abaixo dela, como ossos, outros órgãos etc. Nas feridas a cura se dá pela CICATRIZAÇÃO.

    De modo que as lesões que ultrapassam a Derme são chamadas de Feridas e aquelas que não ultrapassam são Escoriações.

    "...com fé não costuma falhar..."

  • Sobre a letra A: "Os instrumentos perfurocontundentes produzem lesões por pressão intensa nos tecidos, em geral, com perfuração e secção. As lesões apresentam fundo irregular, com integridade de vasos e nervos no fundo da lesão.

    Acredito ser este o erro: com integridade de vasos e nervos. Isso por que pode haver a transfixação do alvo, não havendo que se falar em integridade de nervos e vasos. 

  • Ferida Contusa

    Trata-se de ferida ocasionada por instrumentos que, através da pressão ou explosão, ultrapassam os tecidos e provocam lesões abertas, além de compressão dos vasos capilares. Também denominada Contundente apresenta bordas e profundidades irregulares, pontes de tecido íntegro e forma estrelada. São exemplos de feridas contusas escoriações, equimoses, fraturas e luxações. - ÁREA: Medicina Legal

  •  a) os instrumentos perfurocontundentes produzem lesões por pressão intensa nos tecidos, em geral, com perfuração e secção. As lesões apresentam fundo irregular, com integridade de vasos e nervos no fundo da lesão.

     

    ERRADA: os instrumentos perfurocortantes produzem lesões por pressão intensa nos tecidos, em geral, com perfuração e secção. As lesões contusas apresentam fundo irregular, com integridade de vasos e nervos no fundo da lesão.

     

     b)os instrumentos contundentes podem produzir uma grande diversidade de lesões: escoriação, equimose, hematoma, ferida contusa, fratura, rotura de vísceras ocas, entre outras. CORRETA.

     

     c) as características do orifício de saída produzidas por arma de fogo são: forma irregular, halo de enxugo, aréola equimótica e menos sangrantes que o orifício de entrada.

     

    ERRADA: tem a forma irregular, com bordas evertidas, apresentando maior sangramento que o orifício de entrada e com aréola equimótica.

     

    d) as lesões por agentes perfurantes comumente estão relacionadas com ação suicida ou acidental, raramente sendo consequência de ação homicida.

     

    ERRADA:  estão relacionadas com ações suicidas e homicidas, raramente acidental.

     

     e) a equimose é a expressão final da infiltração hemorrágica nas malhas dos tecidos; apesar disso, ela tem pouca importância médico-legal, uma vez que não é possível correlacioná-la de forma temporal com o evento, lesão ou trauma.

     

    ERRADA: na equimose  o sangue extravasou e pode ser visto através da camada da pele (infiltração hemorrágica no tecido).Legrand du Saulle desenvolveu a tese do Espectro Equimótico, percebendo que havia mudança da coloração da equimose com o passar do tempo. Trata-se de importante estudo para determinar o tempo da lesão.

  • um tiro não tem como deixar nervos e veias íntegros, por isso!

     

  • A Vunesp tem tesão em medicina legal, tac.

  • Vamos analisar cada alternativa:

    A) INCORRETA. Exemplos de instrumentos perfurocontundentes: guarda-chuva, projétil de arma de fogo, etc. Nesses tipos de lesões há o orifício de entrada com bordos contundidos e mortificados, o trajeto e o orifício de saída (que pode existir ou não).

    B) CORRETA. Exemplo de instrumentos contundentes: barra de ferro, tijolo, solo, pavimento, etc. Os instrumentos contundentes podem produzir: escoriação (contusão, escoriação, hematoma, bossa sanguínea, bossas linfáticas; ferida contusa (contusão no crânio, contusões na coluna vertebral, contusões torácicas, fraturas); equimose, dentre outros.

    C) INCORRETA- Características do orifício de saída: os chamados "elementos de vizinhança" presentes nos orifícios de entrada aqui não estarão presentes. Normalmente, o orifício de saída é maior e mais sangrante do que o orifício de entrada. Suas bordas apresentam aspecto evertido (de dentro para fora), além de partes de tecidos pendurados.

    D) INCORRETA- Pode ser em decorrência de homicídio, suicídio, lesões de defesa, lesões de hesitação e também em decorrência de algum acidente.

    E) INCORRETA- O estudo da equimose vinculado ao aspecto temporal da lesão é importante no âmbito da medina legal. Com base nos estudos desenvolvidos por Legrand du Saulle (espectro equimótico), a coloração da equimose guarda relação direta com o tempo de produção da lesão.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA B
  • ORIFÍCIO DE ENTRADA (LESÃO + ELEMENTOS DE VIZINHANÇA):

     

    - BORDAS INVERTIDAS    =/ \=

    - ORLA DE CONTUSÃO (OU ESCORIAÇÃO)

    - ORLA OU HALO DE ENXUGO

    - AURÉOLA EQUIMÓTICA

     

    ORIFÍCIO DE SAÍDA:

     

    - BORDAS EVERTIDAS E IRREGULARES    =\ / =

    - GERALMENTE É MAIOR QUE A DE ENTRADA E SANGRA MAIS

    - SEM ELEMENTOS DE VIZINHAÇA

  • a)    corto-contundente: objeto pesado com superfície de corte impulsionado pelo membros do agressor. Ex.: machado, facão, foice, enxada, dentes (segundo Flamínio Fávero) etc;

    b) perfuro-cortante: instrumento formado  de uma lâmina com um ou mais gumes cortantes e  ponta na extremidade que perfura associando as duas ações. Exs.:peixeira, facão, punhal, canivete etc;

    c)  pérfuro-contundente: instrumento que atua sobre o alvo contundindo e perfurando    partilhando as duas características. Melhores exemplos são os projéteis de arma de fogo,(PAF), chumbo das espingardas e também pontas de grades de ferro, guarda chuva.

  • a)    contundente: todo objeto rombudo capaz de agir batendo traumaticamente no organismo da vítima (pau, pedra, martelo, barra de ferro e nossa jurisprudência inclui os próprios  membros do corpo humano como as mãos, pés, cotovelo e outros);

    b)   cortante: todo objeto dotado de lâmina apresentando fio, lume ou corte: (navalha, faca, gilete, canivete, louça, papel, vidro, folha de flandres, plástico e outros);

    c)    perfurante: todo aquele que possui uma haste cilíndrico-cônica dotada de ponta que afasta as fibras dos tecidos do corpo do ofendido (pequeno calibre-raramente mortais: alfinete, agulha, prego, espinhos palmeira, etc; médio- podem ser mortais: espeto de churrasco, furador de gelo ou de carne, etc; grande: florete, estacas  e outros).   

     

    Os mistos resultam da combinação das primeira, podendo ser: 

     

    a)    corto-contundente: objeto pesado com superfície de corte impulsionado pelo membros do agressor. Ex.: machado, facão, foice, enxada, dentes (segundo Flamínio Fávero) etc;

    b) perfuro-cortante: instrumento formado  de uma lâmina com um ou mais gumes cortantes e  ponta na extremidade que perfura associando as duas ações. Exs.:peixeira, facão, punhal, canivete etc;

    c)  pérfuro-contundente: instrumento que atua sobre o alvo contundindo e perfurando    partilhando as duas características. Melhores exemplos são os projéteis de arma de fogo,(PAF), chumbo das espingardas e também pontas de grades de ferro, guarda chuva.

  • LETRA A – ERRADO – Trata-se de característica de ferida contusa. Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 265 e 266):

     

    “Ferida contusa. Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração (Figura 4.14 B). Como as feridas contusas são produzidas por meios ou instrumentos de superfície e não de gume, mais ou menos afiados, apresentam elas as seguintes características:

     

    forma estrelada, sinuosa ou retilínea

     

    bordas irregulares, escoriadas e equimosadas

     

    fundo irregular

     

    vertentes irregulares

     

    pontes de tecido íntegro ligando as vertentes

     

    retração das bordas da ferida

     

    pouco sangrantes

     

    integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão

     

    ângulo tendendo à obtusidade.” (Grifamos)

  • CONDUNDENTES: LESOES CAUSADAS POR MARTELO, CABO DE ARMA, CASSETETE ETC.
    ACIDENTAL QUANDO OBJETO CAI SOBRE A VITIMA.

  • Vinicius Junior, a alternativa C menciona que o orifício de saída é MENOS SANGRANTE que o orifício de entrada, o que contradiz seu grifo. A alternativa correta é a letra B. ;)

  • a) errada- os instrumentos perfurocortantes produzem lesões por pressão intensa nos tecidos, em geral, com perfuração e secção. As lesões contusas apresentam fundo irregular, com integridade de vasos e nervos no fundo da lesão.

  • Quanto a alternativa D, se alguém souber de algum homicídio causado por agulhas, pregos ou outros instrumento similar me conte pois nunca ouvi falar.

  • (A) Incorreta! Ainda não estudamos devidamente os instrumentos perfurocontundentes, mas pelo nome já podemos inferir sobre o tipo de ação mista de perfuração e contusão que provocam ao embate contra um corpo.

      (B) CORRETA! Vimos que os instrumentos contundentes provocam diversos tipos de lesões.

      (C) Incorreta! Veremos com mais detalhes na próxima aula, mas adiantando que as características do orifício de saída estão equivocadas.

      (D) Incorreta, pois a causa criminosa ou suicida pode ser bastante comum.

    (E) Incorreta! Muito pelo contrário! A equimose possui grande relevância médico-legal e pode sim ser relacionada cronologicamente e com o tipo de lesão e trauma.

    Gabarito: B

  • C) COMPLEMENTANDO OS EXCELENTES COMENTÁRIOS:

    Ferimento de entrada

    - orifício de entrada menor que o diâmetro do projétil 

    - Bordas reviradas para dentro (invertidas)

    - menor sangramento

    - orla de enxugo

    - orla de escoriaçāo 

    - orla equimótica (forma-se devido ao rompimento dos vasos sanguíneos, extravasando sangue, que fica infiltrado nos tecidos). Assim, se o disparo for efetuado contra um individuo morto, por nāo haver circulaçāo sanguínea, nāo se forma a orla equimótica) 

    Ferimento de saída

    - Forma irregular, 

    - Bordas reviradas para fora (evertidas)

    - Maior sangramento 

    - Não apresenta halo de enxugo e nem a presença dos elementos químicos resultantes da decomposição da pólvora, pois o projétil já se limpou.

    - Orla de escoriação - pode aparecer, caso exista resistência à saída do projétil (ex.: corpo vestido com roupa de couro ou apoiado sobre uma superfície)

    - Tb há contusāo tb na saída, pode haver orla de equimose (se o individuo ainda estiver vivo)

  • Letra b.

    a) Errada. Os instrumentos perfuro-cortantes produzem lesões por pressão intensa nos tecidos, em geral, com perfuração e secção. As lesões contusas apresentam fundo irregular, com integridade de vasos e nervos no fundo da lesão.

    b) Certa.

    c) Errada. O orifício de saída apresenta forma irregular, bordas reviradas para fora, maior sangramento e não apresenta escoriação nem halo de enxugo. O diâmetro é maior que o orifício de entrada.

    d) Errada. As lesões por agentes perfurantes comumente estão relacionadas com ações suicidas e homicidas, raramente acidental.

    e) Errada. Na equimose o sangue extravasou e pode ser visto através da camada da pele (infiltração hemorrágica no tecido). Legrand du Saulle desenvolveu a tese do Espectro Equimótico, percebendo que havia mudança da coloração da equimose com o passar do tempo. Trata-se de importante estudo para determinar o tempo da lesão.

  • Gabarito: B

    a) instrumento perfurocontundente ele perfura, rompe

    b) correta

    c) orifício de saída com maior sangramento

    d) nada a vê (risos)

    e) é chamada de infiltração hemática

    Coleção Carreiras Policiais - 2ed. Medicina Legal 2020

    Bons estudos!