SóProvas


ID
1393276
Banca
VUNESP
Órgão
PC-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Criminologia
Assuntos

Os objetos de estudo da moderna criminologia estão divididos em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: E

    Desde os primórdios até os dias de hoje a criminologia sofreu mudanças importantes em seu objeto de estudo. Houve tempo em que ela apenas se ocupava do estudo do crime (Beccaria), passando pela verificação do delinquente (Escola Positiva). Após a década de 1950, alcançou projeção o estudo das vítimas e também os mecanismos de controle social, havendo uma ampliação de seu objeto, que assumiu, portanto, uma feição pluridimensional e interacionista. Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: DELITO, DELINQUENTE, VÍTIMA e CONTROLE SOCIAL.

  • Crime:

    Para Criminologiaé ocrime é um problema sociale comunitário

    Criminoso

    Atualmente ele é um criminoso normal dotado de livre arbitrio, que sofre influência criminologica que o leva a delinquir

    Vitima

    Teve 3 fases, protagonismo, Neutralização e Fase do Redescobrimento

    Controle social

    Conjunto de entidades e estratégias que buscamsubmeter o individuo a regras e normas de comportamento da vida em sociedade. 


    ESPERO TER CONTRIBUIDO.


    LUIS FLAVIO  -  QG144



  • A Criminologia Moderna ou Científica surgiu entre os séculos XX e XXI. Essa escola abrange uma multiplicidade de elementos no campo do objeto: CRIME, DELINQUENTE, CONTROLE SOCIAL e VÍTIMA e possui a metodologia Empírico-indutiva. Os principais adeptos são: Molina; Calhau; e Schecaria.

    Bons estudos!!

  • (E)

    Objetos =D.D.V.C "4 Vertentes"

    Delito
    Delinquente
    Vítima
    Controle Social

  • o objeto da moderna criminologia é o crime, sua circunstância, seu autor, sua vítima e o controle social.

  • Crimonologia

     

    Objetos: DELITO (CRIME), DELIQUENTE, VÍTIMA E O CONTROLE SOCIAL.

  • Ciência Empírica que estuda o crime (delito), criminosos (delinquente), a vítima (considerada, por alguns, como um estudo a parte) e o comportamento da sociedade.

  • Gabarito: E.

    A Criminologia Moderna ou Científica surgiu entre os séculos XX e XXI. Essa escola abrange os seguintes objetos: delito, delinquente, vítima e controle social. 

  • ...das vertentes( objetos de estudo) delito, delinquente, vítima e c. social 

  • Alternativa: E

    Desde os primórdios até os dias de hoje a criminologia sofreu mudanças importantes em seu objeto de estudo. Houve tempo em que ela apenas se ocupava do estudo do crime (Beccaria), passando pela verificação do delinquente (Escola Positiva). Após a década de 1950, alcançou projeção o estudo das vítimas e também os mecanismos de controle social, havendo uma ampliação de seu objeto, que assumiu, portanto, uma feição pluridimensional e interacionista. Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: DELITO, DELINQUENTE, VÍTIMA e CONTROLE SOCIAL.

     

     

  • DIRETO AO PONTO: LETRA E

    Objetos da criminologia: crime, criminoso, vítima e controle social.

  • "Atualmente o objeto da criminologia está dividido em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.

    No que se refere ao delito, a criminologia tem toda uma atividade verificativa, que analisa a conduta antissocial, suas causas geradoras, o efetivo tratamento dado ao delinquente visando sua não reincidência, bem assim as falhas de sua profilaxia preventiva.

    A criminologia moderna não pode se limitar à adoção do conceito jurídico-penal de delito, pois isso fulminaria sua independência e autonomia, transformando-se em mero instrumento de auxílio do sistema penal. De igual sorte, não aceita o conceito sociológico de crime como uma conduta desviada, que foge ao comportamento padrão de uma comunidade.

    Assim, para a criminologia, o crime é um fenômeno social, comunitário e que se mostra como um “problema” maior, a exigir do pesquisa​dor uma empatia para se aproximar dele e o entender em suas múltiplas facetas. Destarte, a relatividade do conceito de delito é patente na criminologia, que o observa como um problema social.

    Não apenas o crime interessa à criminologia. O estudo do delinquente se mostra muito sério e importante".

     

    Fonte: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 2. ed. – São Paulo: Saraiva, 2012.

  • PROVA ORAL:     Candidato, o que é PAR PENAL ?     VÍTÍMA  x  DELINQUENTE.

     

      Q773141

     

    A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade.

     

     

     

    - O objetivo da criminologia é o estudo das causas do delito, explicando-as. Para tanto, existem diversas teorias que buscam explicar por que certas pessoas cometem delitos e por que em nossas sociedades existe sempre um determinado grau de delinquência. Não visa a especificamente a ressocialização do criminoso.

     

    A ressocialização do criminoso e a adoção de medidas de prevenção e de controle do delito são objeto de estudo da política criminal e da vitimologia.
     

     

    - Como dito no exame da alternativa anterior, a finalidade da criminologia é a de tentar explicar as causas do delito (perspectiva etiológica, na lição de Sutherland)
     

    - Segundo Sutherland, citado por Luiz Regis Prado, a principal atividade da criminologia é a perspectiva etiológica, vale dizer, a busca das causas do crime. Portanto, é a determinação da etiologia, e não da etimologia do crime, que é uma das finalidades da criminologia.
     

    - De acordo com o que é assente na doutrina, o objeto da criminologia se ocupa do crime, da pessoa do infrator, da vítima e do controle social. No que toca ao infrator, a criminologia se detém na periculosidade preparatória da criminalidade, ou seja, nos fatores que  propendem o infrator a delinquir.
     

     

    - A criminologia é orientada para a busca das causas do delito e, via de consequência, auxilia na proposição de alternativas para responder ao fenômeno criminal, no sentido de previni-lo e controlá-lo.

     

    - A criminologia é, com efeito, uma ciência empírica, de cunho interdisciplinar, que estuda o fenômeno criminal, utilizando-se, principalmente, do método causal-explicativo. A política criminal, ciência de caráter autônomo e independente da criminologia, no dizer de Luiz Regis Prado, é que se ocupa primordialmente de estudar e implementar medidas para a prevenção e o controle do delito. 

  • Artigo interessante no endereço http://www.conteudojuridico.com.br/artigo,objetos-de-estudo-da-criminologia-moderna,53372.html

    Entende-se que os objetos de estudo da criminologia moderna está rateado em quatro pilares sendo eles crime (delito), criminoso (delinquente), vítima e controle social, porém nem sempre tinha-se esse entendimento.

    Na época de Cesare Bonesana, conhecido por grande maioria como Marquês de Beccaria as investigações giravam em torno apenas do crime, deixando a mercê a vítima, o principal prejudicado.

    Por muito tempo houve-se o entendimento de que não só compunham como objeto de estudo o crime mas também o criminoso.

    Após a década de 1950 com o surgimento de muitos estudos relacionados a vítima criminal, apartir de então não só houve uma mudança mas sim uma ampliação referente ao objeto de estudo, passando a serem adicionados aos mesmos a vítima, parte fundamental e maior prejudicada, como também o controle social, tema central da sociologia criminal. 

  • DE DE VI COS

    DElito DEliquente VItima COntrole Social.

  • Resumão pra quem tá começando:

     

    2.         Conceito de criminologia

    Ciência empírica (explica o crime por meio da experiência e suas causas) que estuda o 3CV: crime, criminoso, controle social e a vítima.

     

    2.1. Objetos da criminologia (3CV): crime, criminoso, controle social e vítima.

    2.1.1.      Crime: é um problema social e comunitário;

    2.1.2.      Criminoso: aquele indivíduo dotado de livre arbítrio, que sofre influência criminológica que o leva a delinqüir;

    2.1.3.      Controle social: Conjunto de entidades e estratégias que buscam submeter o individuo a regras e normas de comportamento da vida em sociedade;

    2.1.4.      Vítima: É o sujeito passivo do crime. Atualmente, conferiu-se tamanha importância ao estudo da vítima, que criaram uma nova ciência, a vitimologia, que é um ramo da criminologia.

     

     

     

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • Gabarito: e. 

    São quatro: 

    - Delito/ crime: algo que ofende e desestabiliza a sociedade e a ordem da sociedade. A figura do crime sempre está atrelada a um comportamento humano antissocial e que desestabiliza a ordem pública.

    - Delinquente/ criminoso: aquele que pratica o crime. Cuidado! A ideia de criminoso mudou com o passar dos tempos.

    - Na Escola Clássica: o criminoso era um pecador.

    - Na Escola Positivista: o criminoso era um doente, e era preciso tentar tratar doença antes que se desenvolvesse (a genética prevalecia).

    - Na Escola Correcionalista: o criminoso era um incapaz e merecia um  tratamento pedagógico e de piedade.

    - Atualmente: o criminoso é uma pessoa normal. Qualquer pessoa pode cometer um crime.

    - Vítima/ pessoa ofendida: aquela que é atingido pela prática do crime.

    - Controle social: instituições responsáveis por impedir a prática de crime.

    - Instituições Públicas: Polícia, Ministério Público, Juíz à Elementos formais, nasceram para isso.

    - Família, sociedade, comunidades, mídia à Elementos informais para impedir a prática de crime.

    http://www.apersonalidadejuridica.com.br/2016/03/criminologia-conceito-funcao-metodo-e.html

     

     

  • Segundo Sutherland a CRIMINOLOGIA é uma ciência (interdisciplinar-pois se interrelaciona com outras ciências) que estuda: o CRIME, o CRIMINOSO, os CONTROLES SOCIAIS, a VITIMIZAÇÃO e PREVENÇÃO. Sendo 4 desses objetos citados pela questão.

     

    GABARITO E!

  • São vertentes/objetos da criminologia:

    * Crime

    * Criminoso

    * Vítima 

    * Controle social. 

  • CRIMINOLOGIA é um ciência social ligada ao "ser" (causal-explicativa), que utiliza os métodos empíricos (descobre na prática observando a realidade), interdisciplinar e indutivo, além de possuir como objetos o crime, o criminoso, a vítima e o controle social.

  • Conceitos básicos e iniciais sobre a Criminologia:

     

    O que é a Criminologia?

    Ciência empírica (observação) e interdiciplinar (conversa com várias disciplinas).

     

    O que a Criminologia investiga/estuda?

    Delito (Crime), Delinquente (Criminoso), Vítima e Controle Social.

     

    Quais os métodos que a Criminologia utiliza?

    Indutivo: observar o particular (os fatos criminosos) para chegar em uma conclusão geral.

    Etiológico (etiologia): estudo das causas, no caso da Criminologia, estudo das causas do crime. 

    IMPORTANTE: Não confundir etiologia (estudo das causas) com etimologia (estudo das origens das palavras).

     

    O que as bancas costumam fazer na hora da prova é mudar os conceitos, como no caso de alguns itens desta questão.

    Bons estudos e que Deus abençoe!

  • Vemmmm 2020!

  • A) Errado: A justiça criminal não constitui objeto da Criminologia, além das ausências do crime e controle social.

    B) Errado: A política criminal não constitui objeto da Criminologia, além das ausências da vítima e controle social.

    C) Errado: A justiça criminal e a pena não constituem objetos da Criminologia, além das ausências do crime, vítima e controle social.

    D) Errado: A justiça criminal e a pena não constituem objetos da Criminologia, além das ausências da vítima e controle social.

    E) Correto: A alternativa aponta com precisão os quatro objetos de estudo da Criminologia moderna.

    Resposta: E

  • Questão perfeita! Clara, simples e objetiva. Por mais questões assim <3

  • Os objetos estão divididos em quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.

    A política criminal consiste no programa de objetivos, de métodos de procedimento e de resultados que as autoridades de polícia criminal empregam para prevenção e repressão da criminalidade.

    Pena é a sanção imposta pelo Estado, por meio de ação penal, ao criminoso como retribuição ao delito perpetrado e prevenção a novos crimes.

    Política criminal, pena e justiça criminal não são estudados pela criminologia.

    Assertiva correta letra E.

  • Simples e Objetivo

    Gabarito Letra E

    Os objetos da Criminologia são: crime/delito, criminoso/delinquente, vítima, controle social.

    O crime é um fenômeno complexo e multifatorial. A criminologia moderna estendeu o foco inicial do estudo do fenômeno criminal (centrado inicialmente no crime e no criminoso – escolas clássica e positiva, respectivamente) e hoje (MODERNA CRIMINOLOGIA) trabalha com quatro pilares básicos: crime, criminoso, vítima e controle social. Esses quatro pilares darão a sustentação ao que hoje se tornou o principal objetivo da criminologia: a prevenção do delito.

    Fonte: Meus Resumos e Dicas QC (o mais confiável das galáxias rsrs)

    “Quem Não Ler Com Paciência Não Decide Com Precisão” By: Jonatas Ferreira 2020

    “Tu te tornas eternamente responsálvel pelo saldo da tua conta bancária” By: Jonatas Ferreira 2020

    FOCO, FORÇA e FÉ!

    DELTA ATÉ PASSAR!

  • objeto da criminologia=== -crime

    -delinquente

    -vítima

    -controle social

  • PMCE 2021 VAMOS ESTUDAR ESSA MATERIAAAAAAA DA NAASAAAA

  • Conforme leciona a profª Bruna Cancio: "O objeto do estudo precípuo da Criminologia é o crime (delito, infração), mas mais precisamente, estuda-se o crime visto como um fenômeno social. (...) Em virtude do crime não ser um fenômeno monolítico, mas multifacetário, a Criminologia acabou expandindo ao seu próprio objeto, alcançando a observação daquilo que determinou como os quatro elementos do fenômeno criminal nas sociedades: (1) o crime/delito, (2) o delinquente, (3) a vítima, (4) o controle social".