• Spam: envio de mensagens de e-mail em grande número (sem autorização dos destinatários). O spam não é uma ameaça à segurança em si, mas que é chato, é!
Alguns programas, ditos Antispam, tentam diminuir os efeitos dessa prática abusiva, mas muitas vezes sem sucesso. (Os programas filtram quais mensagens devem ser consideradas spam e quais devem ser consideradas mensagens válidas, mas, muitas vezes, não as classificam direito!)
Fonte: João Antonio EVP
A questão aborda conhecimentos acerca dos tipos de malwares e suas funções, bem como do nome dado à prática de enviar diversas mensagens de e-mail, não solicitadas, a diversas pessoas.
A) Incorreta – Vírus é um código malicioso, que começa a se auto replicar após a execução do arquivo hospedeiro, o que prejudica o desempenho da máquina.
B) Correta - Spam são mensagens enviadas, sem solicitação dos destinatários, em grande massa a diversas pessoas. O conteúdo dessas mensagens, normalmente, tem como objetivo divulgar produtos, aplicar golpes etc.
C) Incorreta - O malware “Cavalo de Troia” se passa por um programa legítimo para enganar o usuário e softwares de antivírus, logo não avisa que executa um código malicioso, o que permite ao malware realizar a abertura de portas para futuros ataques.
D) Incorreta – “Trojan” refere-se ao malware “Cavalo de Troia”.
Gabarito – Alternativa B.