Não devemos confundir poupança do govervo com o déficit público. A tendência é considerar ao ocorrer poupança negativa, esteja ocorrendo déficit público do governo, ou seja, pode ocorrer déficit público com a poupança positiva.
O déficit público do governo ou Necessidade de Financiamento do Governo (NFG) é dado pela formula: NFG = Investimentos - Poupança do governo
Logo basta que os investimentos sejam superiores a poupança do governo para ocorre o déficit público.
a) Não necessariamente! O conceito de poupança pública não abrange o investimento público. Já o conceito de déficit público abrange. Logo, pode haver déficit público e poupança positiva.
b) Não necessariamente! A soma de seu consumo com os juros maior do que sua receita tributária significa ter poupança negativa. Mas nós vimos que a poupança pode ser positiva e, ainda assim, haver déficit.
c) Isso é o mínimo que se espera para não haver déficit. O enunciado pede uma condição necessária para a existência de DÉFICIT.
d) Aqui está o gabarito! Esta é a definição curta e grossa do déficit público: quando o gasto com investimento público supera a poupança pública!
e) Essa aqui foi uma “viagem” da banca! Não faz sentido propor que subsídios superem impostos. De qualquer forma, receita tributária é muito mais ampla que a receita de impostos e os gastos são muitíssimos maiores que subsídios apenas.
Resposta: D