Alternativa B
Fonte: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/AU_01_Ricardo.pdf
8.12 AUDITORIA DAS CONTAS PATRIMONIAIS
Os procedimentos aplicáveis à auditoria das contas varia muito de acordo com o auditor. A título de exemplificação, apresentamos alguns dos procedimentos básicos de auditoria que podem ser aplicados aos principais elementos que compõem o balanço patrimonial. Além dos procedimentos indicados, outros podem ser aplicados, de acordo com as circunstâncias.
DISPONIBILIDADES
Caixa - inspeção física (contagem do dinheiro); inspeção documental para exame da documentação de pagamento e recebimento.
Bancos Conta Movimento – inspeção documental (extratos bancários); investigação e confirmação, pela solicitação de informações ao banco (circularização); revisão dos cálculos de conciliações bancárias.
Aplicações de Liquidez Imediata - inspeção documental (extratos bancários, certificados,recibos) e investigação e confirmação, pela solicitação de informações ao banco (circularização).
CRÉDITOS
Duplicatas e Outros Títulos a Receber – inspeção documental dos títulos; investigação e confirmação mediante circularização junto de devedores.
Provisão para Devedores Duvidosos– revisão dos cálculos por meio da conferência da exatidão aritmética do valor e inspeção para verificação dos documentos que serviram como base para a fixação dos critérios de cálculo.
Letra B.
Comentários:
Segundo Crepaldi (2010), os procedimentos de auditoria usados no exame de contas a receber podem ser classificados
da seguinte maneira:
- coleta e exame de evidências externas;
- exame de evidências internas da firma;
- procedimentos analíticos referentes a saldos de contas a receber e Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa.
Quanto ao procedimento mais adequado a cada caso, o auditor tem a liberdade de escolher o que entender melhor.
Nesse sentido, todos os procedimentos citados nas alternativas poderiam ser aplicados, embora o mais adequado
fosse o exposto na alternativa B, por comparar os critérios de fixação com a correção dos valores efetivamente destinados
à provisão.
Gabarito: B
Prof. Claudenir Brito