SóProvas


ID
1400485
Banca
PUC - SP
Órgão
PUC - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre as eleições parlamentares de 2014 no Brasil, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-10/analista-do-diap-diz-que-renovacao-da-camara-dificultara-governabilidade

  • Gabarito: Letra A

    "Com as votações nos estados, o PT continua tendo a maior bancada na Câmara, com 70 deputados, mas perdeu assentos. Na atual legislatura, o partido tem 88 parlamentares. O PMDB também teve a bancada reduzida, passando dos atuais 71 para 66 deputados. Entretanto, permanece como o segundo mais representado na Casa. O PSDB aumentou de 44 para 54 deputados o número de parlamentares na Câmara."

    Fonte:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-10/analista-do-diap-diz-que-renovacao-da-camara-dificultara-governabilidade



  • Alternativa B: a participação das mulheres no Congresso Nacional sofre significativa redução, passando a representar 30% dos membros do Senado e da Câmara dos Deputados. (ERRADA).

    Alternativa D: a participação das mulheres no Congresso Nacional cresceu significativamente, passando a representar 40% dos membros do Senado e da Câmara dos Deputados. (ERRADA).


    "A representação feminina na Câmara teve pequeno aumento e passou de 45 para 51 mulheres com mandato. No entanto, o número ainda representa apenas 10% do total de deputados. No Senado, foram eleitas cinco mulheres: duas se reelegeram e três conquistaram o primeiro mandato".


    http://www.brasil.gov.br/governo/2015/02/deputados-e-senadores-tomam-posse-no-congressso-nacional


    Alternativa E: houve renovação de mais de 60% do Senado, em relação à atual legislatura, enquanto a renovação da Câmara dos Deputados limitou-se a cerca de 20%. (ERRADA).

    Renovação no Senado:

    "Balanço produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela que 185 candidatos disputam 27 cadeiras no Senado Federal nas eleições de outubro. No pleito desse ano 1/3 das 81 cadeiras serão renovadas". 

    FONTE: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-09-17/senado-185-candidatos-disputam-127-cadeiras-em-todo-o-pais.html

    1/3= 33,33%


    "A Câmara terá 198 novos deputados a partir de 2015. Outros 26 que não participaram da legislatura anterior, mas já tiveram mandato em algum momento, retornam à Casa. Esses 223 deputados correspondem a uma renovação na Casa de 43,7%".

    FONTE: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/POLITICA/475450-INDICE-DE-RENOVACAO-DE-PARLAMENTARES-NA-CAMARA-CHEGA-A-43,7.html


  • Alternativa C: as bancadas do PDT e do DEM no Senado foram reduzidas, em relação à atual legislatura, enquanto as bancadas do PT e do PSDB tiveram crescimento. (ERRADA).


    Aconteceu o contrário disso.

    "No Senado, PMDB, PT e PSDB perdem, enquanto PSB, DEM, PSD e PDT crescem".


    "O PT também continuará na mesma posição, com a segunda maior bancada da Casa, mesmo ficando com um senador a menos. O partido tem atualmente 13 senadores, perderá três e elegeu hoje dois. Assim, os petistas terão 12 integrantes na bancada. Da mesma forma, o PCdoB, que tem dois senadores, ficará com apenas um no próximo ano, quando acabará o mandato de Inácio Arruda (CE)".

    "Outro partido que encolheu é o PSDB, que tinha 12 senadores, perderá seis, e elegeu quatro hoje. Com isso, a legenda terá dez membros eleitos no Senado. No entanto, desses senadores, dois estão na disputa à Presidência da República – Aécio Neves e Aloysio Nunes Ferreira (vice) – e está no segundo turno na disputa pelo governo da Paraíba – Cássio Cunha Lima".


    "O PDT também cresceu e assumirá a posição de quarta maior bacada que era do PTB. O partido tem atualmente seis senadores, sendo que dois concluem o mandato em 2015. Hoje mais quatro candidatos foram eleitos pela legenda. Assim, o PDT passará a ter oito senadores".

    "Da mesma forma, o DEM, que na eleição passada tinha encolhido, voltou a crescer. O partido tem atualmente quatro senadores e perderá dois no próximo ano. No entanto, os Democratas elegeram três e ficarão com cinco membros na bancada. O PSD também está entre os que mais crescerão, passando de apenas um senador para três em 2015".


    FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2014-10/no-senado-pmdb-pt-e-psdb-perdem-enquanto-psb-dem-psd-e-pdt-crescem