SóProvas


ID
140062
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral

A ferramenta de qualidade que permite acompanhar sistematicamente as variações de qualidade de um produto entre faixas de tolerância superior e inferior e a linha média é

Alternativas
Comentários
  • As Cartas de Controle são uma ferramenta da qualidade originada do Controle Estatístico do Processo. Esta ferramenta é bastante complexa, pois envolve a coleta apropriada de dados do processo, a determinação da estabilidade do processo, cálculo de limites de controle, treinamento dos operadores que irão lidar com a carta, e preparo da empresa para que todos possam entender os sinais que a carta de controle fornece.

    Gabarito Letra A

  • Gráfico de Controle (ou Gráfico de Dispersão)- Consiste em um gráfico em que constam as medidas de um determinado lote de produtos fabricados, os quais passam por um processo de amostragem. Cada peça tem as suas dimensões medidas e comparadas com as especificações técnicas. Uma peça será “aceita” se suas medidas estiverem de acordo com uma faixa formada por valores mínimos e máximos.O objetivo deste gráfico é detectar ocorrências abaixo dos valores mínimos aceitável ou acima dos valores máximos permitidos. A medição das peças durante um certo período de tempo mostra quantas ocorrências fora dos padrões de normalidade ocorreram, o que exigirá um esforço da equipe de produção para tentar melhorar o processo de fabricação e reduzir os erros encontrados.

  • Gráfico de controle ou Carta de controle é diferente de DIAGRAMA/GRÁFICO DE DISPERSÃO
  • Histograma é uma representação gráfica da distribuição de frequências de uma massa de medições, normalmente um gráfico de barras verticais. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade.

    Diagrama de Pareto, ou diagrama ABC,80-20,70-30, é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (poucos essenciais, muitos triviais), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.

    O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M" (ver abaixo), é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade (CQ) em processos diversos de manipulação das fórmulas.

    O sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potênciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta de forma gráfica e sintética (isto é, com melhor visualização).

    Fluxograma é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem. Podemos entendê-lo, na prática, como a documentação dos passos necessários para a execução de um processo qualquer. É uma das Sete ferramentas da qualidade. Muito utilizada em fábricas e industrias para a organização de produtos e processos.


    Carta de controle : é um tipo de gráfico, comumente utilizado para o acompanhamento durante um processo, determina uma faixa chamada de tolerância limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle) e uma linha média do processo(limite central), que foram estatisticamente determinadas. É uma das Sete Ferramentas da Qualidade


    Resposta : Letra A




     

  • As 7 ferramentas da qualidade:
    • Diagrama de Ishikawa (de causa e efeito, ou 6M ou ainda Espinha de Peixe) - para levantar possíveis causas e efeitos;
    • Folha de verificação - para coletar dados relativos a não conformidade de um produto;
    • Histograma - para identificar com que frequência certo dado aparece em um conjunto de dados;
    • Diagram (ou gráfico) de Pareto - para distinguir, entre os fatores, os essenciais e os secundários;
    • Diagrama de Correlação (ou gráfico de dispersão) - para estabelecer correlação entre duas variáveis;
    • Fluxograma -  para descrever, mapear os processos; são os passos de um processo;
    • Gráfico (ou carta) de controle - para analisar a variabilidade dos processos. Herança da era do controle e estatística.
    (Fonte: Mello, 2012)
  • Gráficos de controle - Os gráficos de controle são usados para determinar se um processo é estável ou se tem um desempenho previsível. Os limites de especificação superior e inferior se baseiam nos requisitos do contrato.
    Eles refletem os valores máximo e mínimo permitidos.
     
    Fonte: PMBOK 4a. edição 2008
  • Gráficos ou Cartas de Controle

    Carta de controle é um tipo de gráfico utilizado para o acompanhamento de um processo. Este gráfico determina estatisticamente uma faixa denominada limites de controle, que é limitada pela linha superior (limite superior de controle) e uma linha inferior (limite inferior de controle), além de uma linha média. O objetivo é verificar, por meio do gráfico, se o processo está sob controle, isto é, isento de causas especiais.

    Gráficos de Controle

    Para distinguir as variações do processo que anteriormente chamamos de comuns e especiais, e detectar as especiais, foi desenvolvida uma ferramenta que, desde então, denominamos Cartas ou Gráficos de Controle.

    As funções destes gráficos são:

    1. “Mostrar evidências de que um processo esteja operando em estado de controle estatístico e dar sinais de presença de causas especiais de variação para que medidas corretivas apropriadas sejam aplicadas”.
    2. “Manter o estado de controle estatístico estendendo a função dos limites de controle como base de decisões”.
    3. “Apresentar informações para que sejam tomadas ações gerenciais de melhoria dos processos”.

    http://www.portalaction.com.br/content/2-gr%C3%A1ficos-ou-cartas-de-controle

  • "(...) variações de qualidade de um produto entre faixas de tolerância superior e inferior e a linha média".

    A Carta de Controle.

    Letra:A.

  • Praticamente todo mundo conhecia as ferramentas mencionadas nos itens "b", "d" e "e". As estatísticas mostram a dificuldade na diferenciação entre a carta de controle e o histograma.

    Como diferenciar?

    Carta de controle sempre terá a palavra variação.

    Histograma sempre terá a palavra frequência.