SóProvas


ID
140104
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Resultado Primário indica se

Alternativas
Comentários
  • O resultado primário é a diferença entre receitas primárias e despesas primárias, as quais desconsideram as receitas e despesas decorrentes de operações de crédito, juros, amortizações e outros empréstimos. Seu objetivo é mostrar se o ente é capaz de fazer face às suas despesas primárias através das suas receitas primárias, ou seja, se os seus gastos são compatíveis com a sua arrecadação.
  • Resultado PRIMÁRIO = AUTOSUSTENTÁVEL = EQUILÌBRIO = os níveis de gastos orçamentários dos entes federativos são compatíveis com suas arrecadações.

  • Não entendi.

    O resultado primário é o resultado nominal - depreciação, amortização, juros.

    Os dois últimos são gastos orçamentários, portanto a assertiva estaria correta se dissesse:

    O nível de gastos orçamentários, com excessão da amortização e juros, dos entes federativos são compatíveis com suas arrecadações.

    Alguém poderia me dizer onde estou errado?

  • Resultado Primário: Corresponde ao resultado líquido do total das receitas primárias do Governo Central deduzidas suas despesas primárias. Valores positivos indicam superávit e valores negativos déficit.


    Métodos de Apuração: Os dados são obtidos pela STN a partir de consultas junto ao Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo

    Federal - SIAFI, além das informações transmitidas à STN pela Receita Federal do Brasil, pelo Ministério da Previdência Social e pelo Banco Central do Brasil.


    •      Indicadores: São indicadores de resultado primário do Tesouro Nacional, da Previdência Nacional e do Banco Central do Brasil. Estas séries constam dos quadros do resultado primário do Governo Central publicados no boletim Resultado do Tesouro Nacional.

     

    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/series_temporais/principal.aspx?subtema=4#ancora_consulta

  •                                                                               Resultado Primário 

     

                 O Resultado Primário é o principal indicador de solvência fiscal do setor público; tem por finalidade demonstrar a capacidade de um Município ou Estado honrar o pagamento de sua dívida utilizando suas receitas próprias.

     

                  E também de indicar se os níveis de gastos orçamentários dos entes federativos são compatíveis com sua arrecadação, ou seja, se as Receitas Primárias são capazes de suportar as Despesas Primárias.

     

  • Resultado Primário ==> regime de CAIXA (arrecadação - gastos correntes - investimentos), tb. conhecido como "ACIMA da Linha", tendo a STN (Sec.Tes.Nacional) como responsável por sua apuração e pela política fiscal do governo central.

    Bons estudos.