Eu tenho dúvidas sobre a resposta dessa questão, principalmente porque até o momento (22/02/2015) o gabarito ainda é preliminar.
A alternativa A (resposta do gabarito preliminar) diz: "o RARP é um protocolo específico para resolução de endereços que localiza o número MAC por meio do número de IP de um computador;".
No entanto, me parece que esse é o conceito do protocolo ARP e não do RARP.
De acordo com o Tanembaum:
"O ARP resolve o problema de encontrar um endereço Ethernet que corresponda a um determinado endereço IP.
Às vezes, é necessário resolver o problema inverso: Qual é o endereço IP correspondente a um endereço Ethernet? Isso ocorre especificamente quando uma estação de trabalho sem disco é inicializada. Em geral, essa máquina obterá a imagem binária de seu sistema operacional a partir de um servidor de arquivos remoto. No entanto, como ela descobrirá seu endereço IP?
A primeira solução imaginada foi usar o RARP (Reverse Address Resolution Protocol) (definido na RFC 903). Esse protocolo permite que uma estação de trabalho recém-inicializada transmita seu endereço Ethernet e informe: Meu endereço Ethernet de 48 bits é 14.04.05.18.01.25. Alguém conhece meu endereço IP? O servidor RARP vê essa solicitação, procura o endereço Ethernet em seus arquivos de configuração e envia de volta o endereço IP correspondente."
Logo, o ARP permite obter o endereço MAC a partir de um endereço IP e o protocolo RARP permite obter um endereço IP a partir de um endereço MAC.