SóProvas


ID
1401703
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A Norma Regulamentadora 23 trata da proteção contra incêndios. Segundo esse instrumento legal, o empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.
No caso de incêndios classe C, isto é, aqueles que ocorrem em equipamentos elétricos energizados (motores, geradores, cabos, etc) NÃO deve ser usado um extintor:

Alternativas
Comentários
  • Imagem abaixo ilustra de forma razoável a resposta:

    http://www.fire-red.com.br/images/escolher-extintor.jpg

    Letra A.

  • Extintor tipo A: É utilizado no caso de incêndios causados por materiais como madeira, papel, tecidos e seus derivados.

    Extintor tipo B: Indicado em incêndios causados por líquidos inflamáveis, como gasolina, álcool, tinta, óleo diesel, dentre outros.

    Extintor tipo C: Seu uso deve ser feito em caso de incêndio envolvendo redes elétricas e fiações, como em motores elétricos, geradores, equipamentos elétricos e eletrônicos, etc.

    Os extintores podem utilizam três agentes (produtos) diferentes para inibir as chamas. São eles: pó químico, água e gás carbônico. Cada um deles é indicada para um determinado tipo de incêndio. Veja abaixo:

    Extintor a base de água: Nunca deve ser usado em incêndios de classe C, ou seja em equipamentos elétricos.

    Extintor a base de pó químico: Não é eficaz em incêndios de classe A, nesse caso o extintor a base de água é mais indicado.

    Extintor a base de gás carbônico: É recomendado em incêndios de classe B, pois ele não irá contaminar o material combustível.




    "http://www.edsouza.net/extintores-de-incendio-tipo-a-b-e-c-qual-direferenca-entre-eles"