SóProvas


ID
1402399
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em países mais pobres, a participação no orçamento de gastos com bens mais básicos, como pães, é muito elevada, enquanto em países mais ricos, essa participação é baixa. Em termos de elasticidade, a demanda por esses bens tende a ser:

Alternativas
Comentários
  • Uai, não entendi. Questão trata de elasticidade, mais especificamente, elasticidade-preço da demanda. Eu entendi que, em países mais pobres, a elasticidade em relação ao preço no consumo de pães é menor, ora pois, nesses países mais pobres, o pão é um item básico. Já nos países mais ricos, a elasticidade tende a ser maior pois os pães não são itens de primeira necessidade, sendo facilmente substituíveis por outros bens, não acham? Afs...qual foi meu erro... =/ Eu tinha marcado a letra b).

  • Tive o mesmo raciocínio que o seu!

  • A própria questão já menciona em seu enunciado que a participação de bens básicos no orçamento é maior nos países pobres que nos ricos, logo a elasticidade tende a ser maior nos países pobres.

    A lógica é que quanto menor a participação de um bem no orçamento familiar, menor será sua elasticidade.

  • meu raciocínio foi igual o seu também ojeda

  • O enunciado é bem confuso. Marquei a alternativa B. 

    Pelo conceito de elasticidade, quanto mais necessário o bem, mais inelástica será a curva de demanda, pois o consumidor será insensível à variação de preços, no caso exposto, o pão é um bem de extrema necessidade, logo é um bem inelástico para o país pobre. 

    Penso que o gabarito deveria ser alterado.  

  • Entendi que pelo enunciado é a letra B.

  • Concordo com os colegas. No país pobre, por mais que haja aumento nos preços, os consumidores estarão dispostos a sacrificar sua renda para adquirir o pão, pois para que possa trocar de produto, talvez seria necessário um incremento bem maior em sua renda, do que a exigida para acompanhar o aumento de preço do pão. Logo, está claro que esta é uma característica de elasticidade preço da demanda <1, ou seja, curva de demanda inelástica.

  • Na minha opinião, a questão só fala em país pobre e país rico pra confundir. Se lermos atentamente o que o enunciado diz, notaremos que o pão é item básico nos dois países. Como nenhum outro dado é fornecido sobre onde cada um é mais essencial, não podemos afirmar nada. Claro que a lógica nos leva a crer que o pão será mais essencial no país pobre, mas isso é uma inferência que vai além do que o enunciado fornece. Assim , a única conclusão que pode ser extraída segundo o que nos foi é informado é que um item básico para os dois países tem peso maior no orçamento do país pobre. Como quanto maior o peso do bem no orçamento, mais elástica é a sua demanda, não resta outra alternativa que não seja a letra a (embora o examinador nos induza a pensar logo na letra b).

  • Quanto maior o peso no orçamento, mais elástico.

  • Elasticidade é a medida de sensibilidade. Se o pão representa muito na mesa dos países pobres, então ele é mais elástico no preço- sensível no preço. Se aumenta o pão o povão sente.