SóProvas


ID
1402423
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O efeito deslocamento, descrito no modelo IS-LM, ocorre quando:

Alternativas
Comentários
  • O Efeito de Crowding Out (em português, Efeito de Deslocamento ou de Evicção) corresponde a uma redução no investimento e de outras componentes da despesa agregada sensíveis às taxas de juro, sempre que o Estado aumenta a despesa pública. Este efeito é justificado pelo facto de existir um mecanismo de transmissão entre o mercado monetário e o mercado de bens e serviços. De fato, quando o Estado aumenta os seus gastos (ou quando reduz os impostos) ocorre, no curto prazo, um aumento da despesa agregada, aumento esse ampliado pelo efeito do multiplicador da despesa. Contudo, o aumento da despesa agregada (e consequentemente dos preços) originará um aumento da procura de moeda por motivo de transações, que por sua vez irá provocar um aumento das taxas de juro. As taxas de juro poderão aumentar também pela emissão de dívida pública para financiar o acréscimo de despesa do Estado. Este aumento das taxas de juros irá por sua vez provocar uma descida do investimento e de outras componentes da despesa agregada mais sensíveis às taxas de juros. É a esta redução de algumas componentes da despesa agregada após o aumento das despesas públicas que é dada a designação de efeito de crowding out. Devido a este efeito, o impacto da política orçamentária   é atenuado, ocorrendo também uma alteração nas componentes da despesa agregada.

  • Resumindo o ótimo comentário:


    - O que ocorre é apenas uma alteração na composição da demanda agregada, substituindo investimento privado por gastos públicos

    - 1o momento: aumento dos gastos do governo -> deslocamento da curva IS para a direita -> variação de Y = variação de G x multiplicador keynesiano

    - 2o momento: redução dos investimentos privados -> i aumenta e I diminui, pois Investimentos são uma função inversa da taxa de juros

    - Conclusão: o Governo está ocupando um espaço maior na economia, em detrimento do setor privado
  • O efeito deslocamento ocorre via política fiscal, havendo a retirada de recursos do setor privado e diminuindo a participação dos investimentos empresariais. Quando a Curva IS é vertical, ou seja, investimento completamente insensível a taxa de juros. Uma elevação nos gastos do governo aumenta a taxa de juros, mas não provoca diminuição dos investimentos. Neste caso, não há efeito deslocamento.


    O efeito deslocamento será máximo quando a curva LM for vertical, ou seja, a demanda por moeda for totalmente inelástica aos juros. Neste caso, a politica fiscal é inócua porque o efeito da politica fiscal expasionista será perdido por meio do efeito deslocamento.
  • Pensemos assim: o efeito-deslocamento ocorre quando a política fiscal atua num contexto em que a curva LM é vertical

    Pois bem: a inclinação da curva LM é determinada pela forma como se dá a demanda por moeda.

    Então, note que já descartamos as alternativas B e E lendo apenas suas primeiras palavras.

    Seguindo: se a curva LM é vertical, significa que a demanda por moeda responde totalmente a variações na renda e nada a variações na taxa de juros.

    Logo, isso é o mesmo que dizer que a demanda por moeda é totalmente elástica à renda e totalmente inelástica à taxa de juros.

    As alternativas A e C trazem exatamente o contrário do que vimos em relação ás elasticidades à renda e aos juros. Logo, estão erradas.

    A “D” é o gabarito porque traz o fundamental: a relação certa de a demanda por moeda ser “a demanda por moeda for totalmente inelástica em relação à taxa de juros”.

    No restante, note que a diferença entre tributos e gastos se tornar negativa significa o governo passar gastar mais do que arrecadar, ou seja, praticar expansão fiscal.

    Resposta: D