SóProvas


ID
1402492
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Como medida de precaução, ao se administrar a vacina contra tuberculose – BCG, deve-se:

Alternativas
Comentários
  • 3. Precauções e contra-indicações gerais 

    3.1 Contra-indicações:

     -imunodeficiência congênita ou adquirida 

    - acometidas de neoplasias malignas (Letra B falso:Não é diminuir a dose, é proibir no caso de neoplasias malignas!)

    - em tratamento com corticosteróides em dose elevada (equivalente a prednisona na dose de 2 mg/kg/dia ou mais, para crianças, ou de 20 mg/dia ou mais, para adultos, por mais de duas semanas) ou submetidas a outras terapêuticas imunodepressoras (quimioterapia antineoplásica, radioterapia, etc); 

     - grávidas 

    3.2 Precaução: - a vacina deverá ser adiada até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticosteróides em dose elevada. (CERTA)

    - Adiar a vacinação quando o peso ao nascer for inferior a 2000gr. ( E não 2500 como diz a letra D)


    (MANUAL DE EVENTOS ADVERSOS POS VACINAÇÃO, MS, 2005) - http://www.infectologia.org.br/anexos/MS_PNI_manual%20eventos%20adversos%20p%C3%B3s-vacina%C3%A7%C3%A3o.pdf

  • Quando a vacina for com bactéria atenuada ou vírus vivo se tornam contraindicações as seguintes condições: imunodeficiência congênita ou adquirida, uma neoplasia maligna e tratamento com corticoides a mais de 2 mg por quilo ao dia para crianças e 20 mg por quilo ao dia para adultos. 

  • Analisando as assertivas:

    A) Correta

    As situações em que são recomendadas o adiamento em imunizações são:

    --> Até três meses após o tratamento com imunodepressores ou com corticosteróides em dose alta. Esta recomendação é válida inclusive para vacinas produzidas com microorganismos mortos (inativados)  ou seus componentes, pela possível inadequação da resposta.

    --> Administração de imunoglobulina, sangue ou derivados, devido à possibilidade de que os anticorpos presentes nesses produtos neutralizem o vírus vacinal. Esta recomendação é valida para as vacinas contra a o sarampo, a caxumba e a rubéola. As vacinas contra a caxumba e a rubéola não devem ser administradas nas duas semanas que antecedem ou até três meses após o uso de imunoglobulina, sangue ou derivados.

    --> Durante a evolução de doenças agudas febris graves, sobretudo para que seus sinais e sintomas não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos  adversos das vacinas.

    B) Errada

    As vacinas de bactérias atenuadas ou vírus atenuados, em princípio, não devem ser administradas a pessoas  acometidas por neoplasia maligna. A BCG é uma delas.

    C) Errada

    Uma das situações de adiamento para imunização é a evolução de doenças agudas febris ( T > 38,5 °C).

    D) Errada

    A presença de doença neurológica estável é uma falsa contraindicação para a administração de imunobiológicos.


    Fonte: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE SÃO PAULO. Coordenadoria de Controle de Doenças Centro de Vigilância Epidemiológica Divisão de Imunização






  • Adiamento da vacinação - Situações para o adiamento da administração de um imunobiológico:

    • Usuário de dose imunossupressora de corticoide – vacine 90 dias após a suspensão ou o término do tratamento.


    • Usuário que necessita receber imunoglobulina, sangue ou hemoderivados – não vacine com vacinas de agentes vivos atenuados nas quatro semanas que antecedem e até 90 dias após o uso daqueles produtos.


    • Usuário que apresenta doença febril grave – não vacine até a resolução do quadro, para que os sinais e sintomas da doença não sejam atribuídos ou confundidos com possíveis eventos adversos relacionados à vacina.


    FONTE: Manual de Normas e Procedimentos de Vacinação, MS, 2014

  • Achei confusão a questão! Até porque é uma vacina que se toma ao Nascer! Como uma criança ao nascer já estaria a base de imunusopressores?