SóProvas


ID
1403419
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considere as seguintes informações sobre estados limites para dimensionamento de seções de pontes de concreto armado, X e Y:

X: considera que as tensões atuantes no concreto e no aço são iguais às respectivas resistências características e as solicitações são multiplicadas por coeficiente unitário;

Y: admite que as tensões atuantes no concreto e no aço sejam minoradas e as solicitações são majoradas.

Analisando-se as informações de cada um dos estados limites, conclui-se que:

Alternativas
Comentários
  • Não seria o contrário?

  • Estado limite ultimo é a situação mais crítica, onde as cargas são majoradas, para se considerar até a ruptura do elemento. Já para o estado limite de serviço deve ser considerado a carga real (obs: se considerarmos as majorações não iria passar nunca por aceitação no estado limite de serviço, uma vez que é majorado para verificar a ruptura e não a ultilização) com os fatores descritos na Tabela 11.4 - NBR 6118(2014), porém é utilizado uma combinação de coeficientes de carga, vento e temperatura; para tentar aproximar de uma situação de uso. 

     

    Gab. A

  • Conceito de Estado Limite: Situação (limite) a partir da qual a estrutura deixa de atender a uma das finalidades de sua construção

    Estado Limite Último (torna-se insegura)

    ⇒ Esgotamento da capacidade de sustentação Pode ocorrer por: • Ruptura de seções • Colapso da estrutura • Perda de estabilidade • Deterioração por fadiga

    Os projetos de concreto armado e concreto protendido são dimensionados neste Estado, como se estivessem prestes a romper. Isto faz com que se tenha uma margem de resistência aos carregamentos aplicados na estrutura, sendo que para ocorrer a ruptura, a estrutura teria que estar submetida a carregamentos bem superiores dos quais foi projetado. Essa margem de resistência é feita através de coeficientes numéricos chamados coeficientes de segurança, que fazem com que as estruturas trabalhem longe da ruína. Esses coeficientes são adotados de tal forma que as ações são majoradas e as resistências dos materiais são minoradas.

    Estado Limite de Serviço (inadequada para o uso)

     ⇒ Durabilidade, Aparência, Conforto do Usuário, Bom desempenho Exemplos: • Deformações e deslocamentos excessivos no uso normal • Fissuração excessiva • Vibrações excessivas 

  • " ......tensões atuantes no concreto e no aço sejam minoradas "

    Não seria minorar a resistência?  Minorar a tensão atuante? que é diretamente proporcional á solicitação, parece estranho, alguém ajuda?

  • Conceitos nunca são demais !

    Estado Limite de Deformação Excessiva

    É o estado em que as deformações ultrapassam os limites máximos definidos por normas e aceitáveis para a utilização normal da estrutura.

    ESTADO LIMITE DE COMPRESSÃO EXCESSIVA

    Estado em que as tensões de compressão atingem o limite convencional estabelecido. Usual no caso do concreto protendido na ocasião da aplicação da protensão.

    ESTADO LIMITE DE DESCOMPRESSÃO

    É o estado no qual em um ou mais pontos da seção transversal a tensão é nula, não havendo tração no restante da seção. O termo descompressão vem da idéia de que o carregamento externo, quando aplicado, descomprime a seção previamente comprimida pela protensão.

    QÉS!