-
e) inicia-se com uma entrevista sistematizada.
-
Retrato falado
Neste sistema, aproveitam-se minúcias, reveladas por pessoas de boa memória, que produzem detalhes mais importantes de uma fisionomia, emprestando-se maior destaque ao rosto.
As testemunhas relatam uma série de pormenores até formar uma fisionomia que, em certas ocasiões, coincide quase precisamente com o real. Estes pormenores são de ordem cromática (cor da íris, do cabelo e da pele); morfológica (altura, inclinação e proeminência da fronte; forma, dimensões e particularidades do nariz; forma, separação e particularidades das orelhas); complementar (configuração do crânio; forma dos lábios e do queixo; configuração do cabelo e do penteado; destaque dos lábios, da barba, das sobrancelhas e bigodes).
Embora não inserido como um meio de prova, este método pode ser útil no sentido de apontar no conjunto dos elementos investigados indivíduos suspeitos.
Fonte: Gevinal França 10ª Ed
-
GAB: LETRA E
Retrato falado é a representação de uma pessoa por meio de uma imagem, segundo a abstrata descrição de seus aspectos físicos gerais, específicos e características distintivas. O principal objetivo de um retrato falado é auxiliar uma investigação policial, diminuindo o universo de suspeitos e apresentando um rosto com características semelhantes às do suspeito procurado.
Esta descrição se dá a partir de uma entrevista sistematizada, com a finalidade de se buscar maiores precisões, minúcias, detalhes e fidelidade ao retrato apresentado.
-
retrato falado =( descrição antropológicos, morfológicos e cromáticos da face)
>>NÃO É OBJETO DE PROVA>>apenas ajuda nas investigações
- inicia-se com uma entrevista sistematizada
Retrato falado>>lembra daqueles filmes de faroeste procurando criminoso ? aí tem um desenho do cara colado no poste. Pronto, é isso!
VEJA:
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fsaocarlosemrede.com.br%2Fpolicia-civil-divulga-retrato-falado-de-assassino-de-dono-de-loterica%2F&psig=AOvVaw2sEUE3jL9AzRIY1ZtNK1O7&ust=1638553485230000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCKjtiMnVxfQCFQAAAAAdAAAAABAJ
Não posso dizer que se resume a fotografia do indíviduo>>>POIS precisa ser foto de frente e perfil>>-fotografia sinalética do identificado, de frente e de perfil. com redução fixa de 1/7, mantendo exata distancia focal.
VEJA:
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.estudioshistoricos.org%2Fedicion9%2Feh0911.pdf&psig=AOvVaw0yIZ3oUcnXnxpCXPZhbOnQ&ust=1638553429679000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCIDzma3VxfQCFQAAAAAdAAAAABAD