SóProvas


ID
140365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Acerca de software livre e tipos de licença, julgue os itens subsequentes.

A licença pública geral GNU, que acompanha os pacotes distribuídos pelo Projeto GNU (general public license), é a mais utilizada, inclusive pelo sistema operacional Linux, impedindo que o software seja integrado em outro software proprietário e garantindo os direitos autorais.

Alternativas
Comentários
  • A GPL regulamenta as liberdades centrais, definindo as condições para cópia, distribuição e modificação dos programas. Embora qualquer pessoa possa modificar uma cópia do programa é obrigatório que:
    • Exista um aviso, em destaque, em cada arquivo modificado, de que os dados originais foram alterados.
    • Exista um aviso de que o trabalho distribuído ou publicado deriva totalmente ou em parte do programa original.
    • Caso o programa seja executado de forma interativa, no inicio de sua execução deve ser apresentada informação de copyright e de ausência de garantias (ou de que a garantia corre por conta de terceiros).

    Em qualquer caso, a licença não poderá ser modificada e o usuário sempre deverá ter acesso á mesma, na integra. É importante salientar que não garantias para software livre, pois caso o programa seja modificado por alguém e redistribuído, não mais refletirá o trabalho original do autor.

    Na distribuição de um software livre no formato de código objeto ou executável, é necessário que sempre esteja disponível o código fonte do programa. Se não forem disponibilizados em conjunto, o distribuidor deve informar ao usuário que ele poderá adquirir, num período máximo de 3 anos, o código fonte do programa, por um custo não superior ao do meio físico de armazenamento. (é aqui que entra o dilema.. no conceito de software livre, diz que o programador pode optar por cobrar ou não pelo software, desde que ele tenha seu código aberto).

    Não é permitida a utilização de partes de código de programa licenciado pela GLP em um programa proprietário. Para que isto seja possível, o programa todo deverá passar a ser software livre. Além disso, é necessária uma autorização formal do Autor
  • Gabarito Certo

    GNU General Public License (Licença Pública Geral GNU), GNU GPL ou simplesmente GPL, é a designação da licença de software para software idealizada por Richard Matthew Stallman em 1989, no âmbito do projeto GNU da Free Software Foundation (FSF). Richard Stallman originalmente criou a licença para o Projeto GNU de acordo com as definições de software livre da Free Software Foundation.

    Sendo uma licença copyleft, trabalhos derivados de um produto originalmente licenciado pela GPL só podem ser distribuídos se utilizarem a mesma licença. Isso é diferente das licenças permissivas como a licença BSD e a licença MIT, que possuem exigências mais simples.

    Historicamente, as licenças GPL são utilizadas por projetos de software livre e de código aberto. Além dos programas de software produzidos pelo Projeto GNU, o núcleo Linux é um exemplo de usuário da licença, que utiliza a versão 2 da GPL.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !