SóProvas


ID
1404625
Banca
CONSULTEC
Órgão
TJ-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

O sistema dos Juizados Especiais possui algumas peculiaridades no que se refere à capacidade das partes, vedando a postulação feita por ou contra determinados sujeitos, ao dispor que pessoas jurídicas de direito privado podem figurar no polo

Alternativas
Comentários
  • Resposta certa: letra A.

    § 1o  Somente serão admitidas a propor ação perante o Juizado Especial:

    I - as pessoas físicas capazes, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas; 

    II - as pessoas enquadradas como microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte na forma da Lei Complementar no 123, de 14 de dezembro de 2006(Redação dada pela Lei Complementar nº 147, de 2014)

    III - as pessoas jurídicas qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, nos termos da Lei no 9.790, de 23 de março de 1999(Incluído pela Lei nº 12.126, de 2009)

    IV - as sociedades de crédito ao microempreendedor, nos termos do art. 1o da Lei no 10.194, de 14 de fevereiro de 2001


    Letra B: ENUNCIADO 9 – O condomínio residencial poderá propor ação no Juizado Especial, nas hipóteses do art. 275, inciso II, item b, do Código de Processo Civil.


    Letra C:  Art. 9,§ 4o  O réu, sendo pessoa jurídica ou titular de firma individual, poderá ser representado por preposto credenciado, munido de carta de preposição com poderes para transigir, sem haver necessidade de vínculo empregatício. 


    Letra E: ENUNCIADO 31 – É admissível pedido contraposto no caso de ser a parte ré pessoa jurídica.

  • A questão exige do candidato o conhecimento do art. 8, §1º, da Lei nº. 9.099/95, in verbis:

    Art. 8º, §1º.  Somente serão admitidas a propor ação perante o Juizado Especial: 

    I - as pessoas físicas capazes, excluídos os cessionários de direito de pessoas jurídicas; 

    II - as pessoas enquadradas como microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte...

    III - as pessoas jurídicas qualificadas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público…

    Conforme se nota, as pessoas jurídicas de direito privado enquadradas como microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, bem como as qualificadas como organização da sociedade civil de interesse público, podem ser parte nas ações que tramitam sob o rito dos juizados especiais, podendo figurar tanto no polo ativo da ação quanto em seu polo passivo. A respeito do que dispõe a afirmativa “c", o art. 9º, §4º, da mencionada lei, determina que quando a pessoa jurídica de direito privado figurar no polo passivo da demanda, deverá ser representada por preposto credenciado, munido de carta de preposição para transigir, mas sem a necessidade de que exista entre eles vínculo empregatício.

    Resposta: Letra A.