SóProvas


ID
1405564
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Ao ser analisada a questão social, sua pulverização resulta na autonomização de suas múltiplas expressões, em detrimento da perspectiva de:

Alternativas
Comentários
  • "a pulverização da questão social, típica da ótica liberal, resulta numa autonomização e suas múltiplas expressões – as várias “questões sociais” – em detrimento da perspectiva de unidade. Impede assim de resgatar a origem da questão social imanente à organização social capitalista, o que não elide a necessidade de apreender as múltiplas expressões e formas concretas que assume."  Iamamoto

  • parabens pelo comentario, tenho algumas duvidas nesta tematica  de questão social e pedir ajuda nas questões se puder querida veja pra mim, se podes mim ajudar


  • http://www.revistapoliticaspublicas.ufma.br/site/download.php?id_publicacao=708

     

  • A questão social no capitalismo. Temporalis. ABEPSS, Brasília, ano II, n. 3, jan/jun, 2001

  • Item C : Corre-se o risco de cair na pulverização e fragmentação das questões sociais, atribuindo unilateralmente aos indivíduos e suas famílias a responsabilidade pelas dificuldades vividas. Deriva na ótica de análise dos “problemas sociais” como problemas do indivíduo isolado e da família, perdendo-se a dimensão coletiva e isentando a sociedade de classes da responsabilidade na produção das desigualdades sociais. Por uma artimanha ideológica, elimina-se, no nível da análise, a dimensão coletiva da questão social, reduzindo-a a uma dificuldade do indivíduo. A pulverização da questão social, típica da ótica liberal, resulta na autonomização de suas múltiplas expressões – as várias “questões sociais”,- em detrimento da perspectiva de unidade. Impede, assim, resgatar a origem da questão social imanente à organização social capitalista, o que não elide a necessidade de apreender as múltiplas expressões e formas concretas que assume. 


    Outra armadilha é aprisionar a análise em um discurso genérico, que redunda em uma visão unívoca e indiferenciada da questão social, prisioneira das análises estruturais, segmentadas da dinâmica conjuntural e da vida dos sujeitos sociais. A questão social passa a ser esvaziada de suas particularidades, perdendo o movimento e a riqueza da vida, ao desconsiderar suas expressões específicas que desafiam a “pesquisa concreta de situações concretas”. (como a violência, o trabalho infantil, a violação dos direitos humanos, os massacres indígenas, etc.

    http://www.ts.ucr.ac.cr/binarios/congresos/reg/slets/slets-018-001.pdf
                                                   

  • Pulverização: "Tornar inválidos os argumentos contrários, num debate, contestando-os por completo. Destruição." (definição em sentido coloquial)

  • Pulverização da Questão Social- Típica da  otica liberal atribui unilateralmente aos individuos e suas familias pelas dificuldades vividas, isso deriva na analise dos problemas sociais , como problemas do individuo isolado e da familia.Perdendo a dimensão coletiva e o recorte de classe da questão social.

    Fiz um resumo, que me ajudou muito.

    Livro  Iamamoto - SESO em tempo de capital  fetiche