SóProvas


ID
1405615
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei Orgânica da Assistência Social define a assistência social como direito do cidadão e dever do Estado, parte constitutiva da Política de Seguridade Social que:

Alternativas
Comentários
  • LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL CAPÍTULO I  Das Definições e dos Objetivos:  Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

  • A LOAS diz em seu Art. 1° que a Assistência Social provê os mínimos sociais.

    B
  • Gabarito: B.


    Conforme dispõe a parte inicial da LOAS em consonância com a CF/1988, a Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é a Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizados através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.


    Em suma, a Assistência Social será prestada às pessoas que dela necessitar para prover os seus mínimos sociais. Os mínimos sociais, no Brasil, foram definidos como sendo o salário de subsistência necessário para suprir as necessidades fundamentais do ser humano. Salienta-se que cabe ao Ministério Público zelar por esse direito do cidadão à Assistência Social.


    Bons estudos!!


  • Lei 8742 /93  Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    Gabarito: B
  • PROTEÇÃO UNIVERSAL = SUS

    A QUEM DELA NECESSITAR = ASSISTÊNCIA SOCIAL COM MINIMOS SOCIAIS