SóProvas


ID
1405666
Banca
FUNCAB
Órgão
SEDS-TO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Acerca da administração de medicamentos por via intramuscular, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A técnica Z para administração de medicamentos IM foi inicialmente introduzida para fármacos irritantes para a pele. Atualmente, tem sido recomendada para o uso em todas as injeções IM, uma vez que comprovou-se que ajuda a reduzir a dor e o escape da medicação no local da entrada da agulha.5

    A técnica consiste em esticar a pele para baixo ou para o lado do local onde se pretende aplicar a injeção, até o final da administração do medicamento Esta ação move os tecidos cutâneo e subcutâneo por aproximadamente 1 a 2 cm. Após a retirada da agulha a pele é liberada de modo que volte a posição inicial, cobrindo o orifício de entrada da agulha e impedindo a saída do líquido injetado.5 

  • A injeção intramuscular (IM) permite a inoculação de maiores volumes de soluções, e sua absorção se dá de forma mais rápida devido à vascularização muscular, no entanto deve-se observar o cuidado de não acabar injetando inadvertidamente em um vaso sanguíneo. Injeções Intramusculares depositam a medicação profundamente no tecido muscular e não superficialmente como refere a alternativa A.

    A aplicação no músculo ventro glúteo tem vantagens pelo mesmo ser mais acessível (tanto na posição corpórea supina, prona ou lateral) e de fácil localização. Esse local de injeção IM deve ser utilizado em maiores de 7 meses. A injeção IM no músculo ventro glúteo é a que representa menor risco, pois é livre de vasos ou nervos importantes e seu tecido subcutâneo de menor espessura, se comparado a outros músculos utilizados para IM. Na prática clínica, esta é uma região muito pouco escolhida, ou seja, não é bastante escolhida como afirma a alternativa B.

    O calibre da agulha a ser utilizada em medicações parenterais depende do tipo de solução a ser infundida, vacinas e medicações parenterais aquosas que devem ser administradas com uma agulha de calibre 20 a 25. Já soluções viscosas ou à base de óleo, o calibre da agulha varia de 18 a 21.

    O uso da técnica em Z é recomendado para administrar injeção IM, para minimizar a irritação local da pele, uma vez que esta técnica bloqueia o medicamento dentro do tecido muscular. Ou seja, o “trajeto em Z" cria um percurso em zigue-zague no tecido evitando vestígios da medicação fora do músculo, é utilizado para medicações intramusculares.

    Resposta C.

    Bibliografia

    www.coren-sp.gov.br



    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • no meu ponto de vista o erro esta nessa parte

     Essas dispensas podem ser descontadas em férias já publicadas e não gozadas, no todo ou em parte, ou concedidas em razão de prescrição médica.

    nao especifica a questao referente a ferias, que no caso só desconta para ferias até 1999