SóProvas


ID
1406737
Banca
FCC
Órgão
SEE-MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As diferentes formas de relevo em Minas Gerais, somadas às especificidades de solo e clima, propiciaram paisagens muito variadas, recobertas por vegetações características, adaptadas a cada um dos inúmeros ambientes particulares inseridos no domínio de três biomas brasileiros: o Cerrado, a Mata Atlântica e a Caatinga.

(Instituto Estadual de Florestas. http://www.ief.mg.gov.br/florestas. Acesso em 20/09/2011.)

Sobre esses biomas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    a) A Caatinga ocupa uma região de clima semi-árido e de solo raso e pedregoso, caracterizada pelo aspecto agressivo de sua vegetação e pela pobreza em recursos genéticos, o que se traduz, por exemplo, na baixa diversidade da sua fauna.( ERRADO. Rico em biodiversidade, o bioma abriga 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas) 

     

    c) A Caatinga ( CERRADO) é um dos biomas que mais sofreu com a ocupação humana, tendo sido bastante reduzida pela expansão da atividade mineradora e pelo uso intensivo dos solos, que causaram poluição e assoreamento de rios, além do empobrecimento do solo.

     

    d) A Mata Atlântica, apesar de estar reduzida a apenas 7% de sua cobertura original, é um bioma que está bastante protegido e livre de riscos, graças à conscientização e mobilização da população, decorrentes de campanhas nas mídias. ( ERRADO. O total encontrado de cobertura vegetal nativa para o bioma foi de 26,97%, dos quais 21,80% são compostos por diferentes fisionomias florestais)

  • Léo Mendes,

    Acredito que o erro da letra d não se refira ao percentual restante, que varia entre 7% e 8,5% conforme a fonte, mas, sim, à última parte da assertiva: "é um bioma que está bastante protegido e livre de riscos, graças à conscientização e mobilização da população, decorrentes de campanhas nas mídias".

     

    De forma alguma podemos dizer que a mata atlântica está livre de riscos, prova disso é sua classificação como um hot spot mundial.

  • A alternativa "D" está errada por afirmar que a Mata Atlântica está livre de ameaças, a especulação imobiliária, a ocupação desordenada e a extração irregular do palmito da palmeira-juçara são alguns exemplos dessas ameaças que ainda persistem.