SóProvas


ID
1407877
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de organogramas é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • gab b)Na organização de linha e assessoria, as unidades de assessoria prestam serviços às unidades de linha e vice-versa.


    Linha e assessoria 

    Existem duas autoridades formais extremamente importantes para uma organização. Na organização de linha, não há nenhuma interferência entre cada nível hierárquico e o nível hierárquico inferior. Na organização de linha e assessoria, há unidades de trabalho situadas ao lado da linha. Essas unidades de assessoria (conhecidas também como área de apoio) prestam serviços às unidades de linha, em particular ao nível hierárquico imediatamente superior. Ex: assessoria de comunicação ou jurídica. As unidades organizacionais de linha têm ação de comando, enquanto as unidades organizacionais de assessoria não têm ação de comando, pois apenas aconselham as unidades de linha no desempenho de suas atividades. Pode-se considerar as atividades de linha como as diretamente ligadas às de operacionalização da empresa, enquanto as atividades de assessoria estão mais ligadas ao aconselhamento, análise e estudos das atividades do chefe, procurando, principalmente, liberá-lo de algumas tarefas de estudos e pareceres.  

    Fonte: Livro OSM Lucas Roldan

  • Alternativa errada: b)
    Pois, apenas as unidade de assessoria prestam serviço às de linha.

  • alguém explica a D por favor?

  • A alternativa E possui um erro de pontuação que muda totalmente a afirmação. Deveria estar grafada sem vírgulas, constituindo, assim, uma restrição, pois as unidades de trabalho que muitas vezes tem papel de assessoria são a comunicação social e a área jurídica. Da maneira que está grafado, como explicação, significa que (todas ) As unidades de trabalho são comunicação social e assessoria jurídica, o que não faz nenhum sentido. Lixo de banca.

  • Sobre a D: Na organização de linha, não há nenhuma interferência entre cada nível

    hierárquico e o nível hierárquico inferior. Na organização de linha e assessoria,

    há unidades de trabalho situadas ao lado da linha. Essas unidades de assessoria

    prestam serviços às unidades de linha, em particular ao nível hierárquico

    imediatamente superior

     

    Se alguém puder explicar melhor

    Fonte: http://documentslide.com/documents/apostila-03-processos-organizacionais.html

  • (Livro OSM Lucas Roldan):

    "Existem duas autoridades formais extremamente importantes para uma organização. Na organização de linha, não há nenhuma interferência entre cada nível hierárquico e o nível hierárquico inferior. Na organização de linha e assessoria, há unidades de trabalho situadas ao lado da linha. Essas unidades de assessoria (conhecidas também como área de apoio) prestam serviços às unidades de linha, em particular ao nível hierárquico imediatamente superior. Ex: assessoria de comunicação ou jurídica."

    Me parece que esse "qualquer interferência" não foi utilizado no sentido de vinculação, hierarquia ou controle... mas sim no sentido de não haver um terceiro entre o nível superior e o inferior, no sentido de não haver uma unidade de assessoria (staff) entre eles.

  • o vice -versa é o que pegou!

  • Na D, a linha de comunição é DIRETA, assim não há interferências; não há um terceiro para intermediar a comunicação.

    Então se no organograma representar uma linha direta do nível Tático (gerente) ao nível Operacional (supervisor/operário), demonstra que não tem um terceiro para intermediar a comunicação. (por isso que a questão colocou "nível hierarquico inferior")

    Maaaaas,

    A comunicação entre Nível Institucional (ou Estratégico) com o Nível Operacional terá um interferência, que será o Nível Tático.

    Eu entendi assim...

  • A questão faz referência ao ORGANOGRAMA e não ao funcionamento interno da organização !!!