SóProvas


ID
1408573
Banca
FUNCAB
Órgão
SEE-AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto.

“Conhecido como
Navegante negro
Tinha a dignidade de um
Mestre-sala [...]
Rubras cascatas jorravam
Das costas
Dos santos entre cantos
E chibatas [...]
Salve o navegante negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais.”

                              (Adaptado de João Bosco. Mestre-Sala dos Mares.)

A música de João Bosco está associada a um importante movimento de marinheiros ocorrido no Brasil em1910. O movimento e seu líder são:

Alternativas
Comentários
  • Revolta contra os maus tratos contra os marinheiros, a qual um dos lideres foi João Cândido

  • Essa Revolta foi a revolta dos Marinheiros que chicoteva os seus soldados, muitos entra por causa que a familia botava na marinha.

     

    Gabarito: A

  • Além dos maus tratos e cástigos corporais a revolta reivindicava o fim do alistamento forçado, visto que no período até mesmo moradores de rua eram levados a contra gosto para servir.

  • A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade do Rio de Janeiro. Começou no dia 22 de novembro de 1910.  

    Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros. 

    Causas da revolta 

    O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais. O navio de guerra estava indo para o Rio de Janeiro e a punição, que ocorreu na presença dos outros marinheiros, desencadeou a revolta. 

    O motim se agravou e os revoltosos chegaram a matar o comandante do navio e mais três oficiais. Já na Baia da Guanabara, os revoltosos conseguiram o apoio dos marinheiros do encouraçado São Paulo. O clima ficou tenso e perigoso.

    Reivindicações

    O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta. Caso não fossem cumpridas as reivindicações, os revoltosos ameaçavam bombardear a cidade do Rio de Janeiro (então capital do Brasil).

    GABARITO: LETRA A

    FONTE: https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/revolta_chibata.htm

  • a) Revolta da Chibata – João Cândido.

     

     

    A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos. O estopim para o início da revolta ocorreu quando Marcelino Rodrigues Menezes foi punido com 250 chibatadas sem direito a tratamento médico. Além disso, há de se considerar que os contatos dos marujos no estrangeiro também fortaleceram essa insatisfação se considerarmos que outras Marinhas de outras nações não possuíam a mesma prática (de castigar fisicamente) com os marujos. Também se deve considerar que, cerca de um ano antes da revolta, o líder do motim, João Cândido, havia estado na Inglaterra e tido conhecimento dos acontecimentos do Encouraçado Potemkin, em que marujos russos rebelaram-se contra o governo de seu país.

     

     

    FONTE: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/revolta-chibata.htm

  • Revolta da Chibata – João Cândido.

    GABARITO - A

  • Essa é easy demais, tem até Chibata, que representa os açoites sofridos pelos marinheiros no trecho do poema.