SóProvas


ID
140920
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

No que se refere a arquiteturas e tecnologias de sistemas de informação, julgue os itens de 110 a 120.

Arquitetura orientada a serviços é um novo paradigma em que aplicações são desenvolvidas a partir de serviços, elementos computacionais dependentes de plataforma que são considerados o nível mais avançado de abstração dentro do processo de criação de sistemas de automação de negócios eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Arquitetura orientada a serviços NÃO depende de tecnologia
  •   A Arquitetura Orientada a Serviços, do inglês Service Oriented Architecture, ou simplesmente SOA, refere-se a um estilo de planejamento da estratégia de tecnologia da informação diretamente alinhado aos objetivos dos negócios de  uma organização (ERL, 2007).

    Este alinhamento permite a tradução das funcionalidades das aplicações em serviços padronizados e interrelacionados.    A orientação a serviços se tornou mais viável devido à ampla adoção dos web services. Essa tecnologia possibilita a utilização  das SOAs de forma a permitir que as aplicações se comuniquem entre si de modo independente da plataforma e linguagem de programação. O seu foco está na struturação integrada das atividades de negócio e não no desenvolvimento e implementação de soluções isoladas. SOAs permitem a operação integrada de tecnologias, o compartilhamento e a reutilização de serviços em ambientes distribuídos.

    O resultado desse planejamento, que alia tecnologia e negócio, é um conjunto de serviços interligados que perpassam a transferência de dados e a coordenação de atividades. Os aplicativos baseados em SOA são independentes da plataforma e da linguagem e são compatíveis com os padrões mais aceitos pelas indústrias (NEWCOMER; LOMOW, 2004)