SóProvas


ID
1410373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o  item  subsequente , relativo à teoria econômica e ao modelo do principal-agente.

Um ponto importante da teoria da captura consiste na hipótese de que as regulamentações econômicas existem com o objetivo de favorecer um grupo específico.

Alternativas
Comentários
  • Certo:


    A teoria da captura prevê que a agência reguladora governamental será capturada pelo setor que ela deve justamente regular.


    Assim, temos um conflito entre na relação principal-agente.


    O principal é o eleitor (o povo) e o agente é a agência reguladora. Se tudo funcionasse como deveria ser, a agência reguladora (o agente) deveria fazer regulamentações que favorecessem o povo (o principal) nas relações com os produtores de determinado mercado.


    Contextualizando com o mercado de saúde suplementar: a ANS seria o agente, os eleitores seriam o principal, e os planos de saúde seriam os produtores.


    No entanto, a teoria da captura prevê que a agência será capturada pelos produtores (Planos de Saúde), e as regulamentações terão o objetivo de favorecer um grupo específico (os planos), e não os eleitores.


  • De fato, a “teoria da captura", também tratada como “risco de captura", corresponde à situação em que as agências reguladoras se vêem cooptadas, capturadaspelos entes regulados, o que se deve, muitas vezes, ao forte poderio econômico das empresas atuantes no mercado, fazendo com que o ente regulador abandone a atuação imparcial e técnica que dele legitimamente se espera, e passe a operar em benefício dos próprios regulados


    Na linha do exposto, eis o que ensinam Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo:


    “A expressão 'risco de captura' não é autoexplicativa. A maior parte dos autores fala em 'captura' para descrever a situação (observada inicialmente nos Estados Unidos) em que o ente regulador, não sendo capaz de resistir ao imenso poder econômico dos agentes do setor regulado, passa a atuar tendenciosamente em favor dos interesses desses agentes, ou seja, o ente regulador converte-se praticamente em um representante dos interesses das empresas do setor regulado, em detrimento dos consumidores e usuários dos bens e serviços e do próprio Estado." (Direito Administrativo Descomplicado, 20ª edição, 2012, p. 174).


    No mesmo sentido, José dos Santos Carvalho Filho também destina algumas linhas para tratar do assunto, como se vê da passagem a seguir transcrita:


    “A propósito, a relação jurídica entre a agência reguladora e as entidades privadas sob seu controle tem gerado estudos e decisões quanto à necessidade de afastar indevidas influências destas últimas sobre a atuação da primeira, de modo a beneficiar-se as empresas em desfavor dos usuários do serviço. É o que a moderna doutrina denomina de teoria da captura ('capture theory', na doutrina americana), pela qual se busca impedir uma vinculação promíscua entre a agência, de um lado, e o governo instituidor ou entes regulados, de outro, com flagrante comprometimento da independência da pessoa controladora." (Manual de Direito Administrativo, 26ª edição, 2013, p. 491)


    A afirmativa ora comentada encampa, na essência, as mesmas ideias acima expostas, razão por que está correta.

  • O comentario do Grabriel eh o melhor!

  • Marçal Justen Filho, autor brasileiro, destaca o problema da Captura da seguinte forma:

    A doutrina cunhou a expressão “captura” para indicar a situação em que a agência reguladora se transforma em via de proteção e benefício para setores empresariais regulados. A captura configura quando a agência perde a condição de autoridade comprometida com a realização do interesse coletivo e passa a produzir atos destinados a legitimar a realização dos interesses egoísticos de um, alguns ou todos os segmentos regulados. A captura da agência se configura, então, como mais uma faceta do fenômeno de distorção de finalidades dos setores burocráticos estatais.

    Assim como muitas instituições estatais, as agências reguladoras estão sob a ação dos abusos econômicos dos mercados regulados, visando à dominação dos mercados e à eliminação da concorrência, portanto, descomprometidas com o interesse público.

    Gabarito: Correto.

  • É isso!

    Mais do que importante.

    Esse é o ponto central da Teoria da Captura: de que a regulação (capturada) age para beneficiar o regulado (capturador).

     

    Resposta: C