Na Engenharia de requisitos, é necessário entender o conceito de requisito funcional e não-funcional.
- Os requisitos funcionais (o que ele faz) são requisitos que expressam FUNÇÕES ou SERVIÇOS que um software deve ou pode ser capaz de executar ou fornecer. As funções ou serviços são, em geral, processos que utilizam entradas para produzir saídas.
- Os requisitos não-funcionais (como o sistema é) são requisitos que declaram RESTRIÇÕES, ou atributos de QUALIDADE para um software e/ou para o processo de desenvolvimento deste sistema. Segurança, precisão, usabilidade, performance e manutenabilidade são exemplos de requisitos não-funcionais.
- Os requisitos de domínio são derivados a partir do domínio da aplicação. Descrevem as características do sistema refletindo o domínio. Podem ser novos requisitos FUNCIONAIS, RESTRIÇÕES ou definir computações específicas.
I - Verdadeira, de acordo com o conceito de requisitos funcionais.
II - Falsa, requisitos de dominio pode ser funcionais e não funcionais.
III - Verdadeira, de acordo com o conceito acima de requisitos não-funcionais.
Olá Anne,
A questão da Esaf se baseou na classificação de requisitos do Sommerville.Segundo o autor requisitos funcionais são:
-declarações de funções que o sistema deve fornecer, como sistema deve reagir a entradas específicas e como deve se comportar em determinadas situações
-recursos específicos que devem ser fornecidos pelo sistema
-podem tb explicitamente declarar o q o sistema não deve fazer
A meu ver, o não dever fazer representa uma funcionalidade que o sistema não oferece. Já os requisitos não funcionais ,restringem as funcionalidades existentes do sistema.
Portanto, o item A está correto.