SóProvas


ID
1412497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Julgue o  item  que se segue, acerca de procedimentos e conceitos de segurança da informação.

Os worms, assim como os vírus, infectam computadores, mas, diferentemente dos vírus, eles não precisam de um programa hospedeiro para se propagar.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 


    Worm (um verme) é um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail, web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    “Então, Worms são vírus que se propagam pelas redes?”

    Não, leitor. Worms, definitivamente, não são vírus! Os vírus conseguem inserir cópias de si mesmos em arquivos, como vimos, tornando-se parte deles. Diferentemente dos vírus, os worms não inserem cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos! Os Worms são seus próprios arquivos, ou seja, não precisam de hospedeiros porque possuem corpo próprio.

    O objetivo principal dos Worms não é prejudicar ou danificar computadores e/ou arquivos em um sistema, mas, simplesmente, propagar-se. Ou seja, os worms são criados para “passear” pelas redes.

    “E isso é prejudicial em algum ponto? Quero dizer... Deixa o cara passear em paz!”

    Sim, leitor. É prejudicial, em primeiro lugar, porque gera uma sobrecarga excessiva no tráfego da rede, tornando-a mais lenta. Afinal, copiar-se indiscriminadamente pelas redes de micro em micro vai gerar um tráfego excessivamente grande.

    Em segundo lugar, por sua incrível “desenvoltura” em trafegar pelas redes, os Worms podem ser os vetores perfeitos de vírus e outras ameaças (ou seja, podemos “incluir vírus” em um Worm para que este “carregue” aqueles nas costas em suas viagens).

    “Ah! Ok! Mais alguma diferença entre eles?”

    Sim! Um Worm não necessita ser explicitamente executado pelo usuário-alvo para se propagar. Ele só é executado uma vez (lá no computador que originou a viagem) e ele continuará sozinho, porque sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes nas redes ou falhas na configuração de softwares instalados nos computadores dessas redes.

  • Segundo João Carvalho, por possuírem seu próprio "corpo", não precisam de um arquivo ou programa hospedeiro. 

  • Os worms "vermes" ao contrário dos vírus, não dependem da ação do usuário para que possa agir.

    Cria cópias de si mesmo, mas não afeta outros arquivos.
  • Worm (um verme) é um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes.  E não precisam de um programa hospedeiro para se propagar.

  • Eles infectam? Segundo a professora Quintão, do ponto dos concursos, os worms não infectam, ao contrário dos vírus 

  • CERTO!

    Fiz um rap tratando do tema, sinta o clima!

     

     

    ♪ ♫ ♩ ♫ ♭

     

    O WORM é um verme auto replicante,

     

    nem carece de hospedeiro e ataca num instante...

     

    Já o VÍRUS tem uma função basilar,

     

    necessita de hospedeiro para poder se propagar.

     

     

                                                                                   ♪ ♫ ♩ ♫ ♭

     

  • gostei do rap do marcos romero. kkkk

  • Obg Marcos...ajudou e ainda por cima descontraiu!!! Parabéns

  • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Worm é um programa em si capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    CERT.

  • Correto. 

    Vírus infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos. Precisam ser executados. Necessitam de um hospedeiro.

    Worms infectam dispositivos, e se propagam para outros dispositivos. Executam automaticamente. Não necessitam de um hospedeiro.

  • Os vírus se anexam a programas ou arquivos, e contam com pessoas para executar o programa ou abrir o arquivo para que possam infectar um PC. Worms, um subtipo de vírus de computador, são semelhantes a vírus, mas não exigem qualquer ação humana para infectar um PC e se espalham por uma rede e mesmo além, digamos ao se enviar por meio de e-mail para todas as pessoas em seu catálogo de endereços.

     

    https://www.justaskgemalto.com/br/qual-e-diferenca-entre-um-virus-e-um-worm-de-computador/

  • Essa questão é meio filosófica, pois é claro que um worm precisa de um hospedeiro! Inclusive é a tradução literal de host. Worms se propagam entre hosts da rede, ou seja, entre hospedeiros e sem um hospedeiro o worm não existe. A questão está errada pois utiliza o termo "PROGRAMA" hospedeiro para se indicar a dependencia do worm e que de fato ele não necessita. Quem comenta deve ter pudor, pois pode acabar confundido o pessoal no momento mais importante, que é no momento da prova! ;)

  • Perichdey Leitão Ta viajando em cara.

  • WORMS(vermes, em português): são SIMILARES AOS VÍRUS.

    PROPAGAM-SE AUTOMATICAMENTE, enviando CÓPIAS COMPLETAS de si mesmos para outros computadores. NORMALMENTE, SE ESPALHAM USANDO RECURSOS DA REDE. Atualmente, o e-mail é o seu principal canal de distribuição.


    bons estudos.

  • Essa questão deu até gosto de marcar, questão linda!

  • CERTO 

    Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.

  • Certo



    Vírus infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos. Precisam ser executados. Necessitam de um hospedeiro.

    Worms infectam dispositivos, e se propagam para outros dispositivos. Executam automaticamente. Não necessitam de um hospedeiro.

  • Worms: são programas autorreplicantes, passando de um sistema a outro, sem, necessariamente, usar um arquivo hospedeiro.

    --

    Gabarito: certo

    Fonte: Prof. Victor Dalton.

  • WORM – Não é vírus, assim como o vírus é uma espécie de malware. Não precisa de um arquivo hospedeiro. Não infecta outros arquivos ou programas. Não precisa ser executado, ele se propaga AUTOMATICAMENTE pela rede sem necessidade de ativação por parte do usuário.

     

    VÍRUS – São programas maliciosos que embutem copias de si mesmo em outros programas ou arquivos. Um vírus NECESSARIAMENTE precisa de um programa hospedeiro ou seja, um vírus não existe de forma autônoma. Para que o vírus comece a se propagar é necessário que ele seja executado. Assim ANTES de sua execução pelo usuário o vírus permanece inerte, NÃO se propagando automaticamente.

     

     

    GABARITO: CERTO

  • Que questão linda, deu até orgulho responder corretamente.

    Gabarito: C

  • Minha contribuição.

    Worm => É um programa capaz de se replicar automaticamente, enviando cópias de si mesmo. Diferente do vírus, ele não se propaga por meio da inclusão de cópias de si em outros programas ou arquivos através da rede, mas - sim - pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores ou pela execução direta de suas cópias. Em suma: eles não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos.

    Palavras chaves:

    Worm

    => Redes

    => Não precisam de hospedeiro

    => Autorreplicáveis

    => Não precisam ser executados

    Abraço!!!

  • Worms: é um tipo de malware capaz de se propagar automaticamente por meio de redes, enviando cópias de si para outros computadores, a partir de brechas e falhas em softwares instalados incorretamente.

    Ele se propaga através de 04 fases:

    IDENTIFICAÇÃO

    ENVIO

    ATIVAÇÃO

    REINÍCIO

  • Tá menosprezando o vírus, nem por isso está errada.

  • WORM = Não precisa de outro programa para se propagar

    VÍRUS = Precisa de outro programa para se propagar, multiplicar.

  • Diferenças do Worm para o vírus : Replicam-se na rede, e não dentro dos arquivos;não necessita de hospedeiro,nem muito menos ser executado para ter efeito.

  • Worms: É um programa INDEPENDENTE // Propaga-se por meio de Redes // Envia cópias de Si mesmo de PC para PC // Explora a Vulnerabilidade de Programas/Sistemas / /Não necessita de um hospedeiro como o Vírus // Não Infecta Programa ou Arquivo. Quem faz isso é o VÍRUS.

  • NÃO SE PROPAGAM:

    - Trojan;

    - Spyware;

    - Backdoor;

    - Rootkit;

    PROPAGAM-SE:

    - Vírus;

    - Worm;

    - Bot;

  • VÍRUS

    1.Infectam ARQUIVOS

    2.Propaga para ARQUIVOS

    3.Precisam ser  EXECUTADOS

    4.Precisa de HOSPEDEIRO

    Worms(vermes)

    1. Infectam DISPOSITIVOS

    2. Propaga para DISPOSITIVOS

    3. EXECUTADO automaticamente

    4. NÃO precisa de HOSPEDEIRO

  • POÉTICA!

  • Um Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores.

    um vírus de computador é um software malicioso que é desenvolvido por programadores geralmente inescrupulosos.

    WORM

    NÃO DEPENDE DE HOSPEDEIRO

    PROPAGAÇÃO AUTOMÁTICA

    É AUTORREPLICANTE

    VÍRUS

    DEPENDE DE PROGRAMA HOSPEDEIRO

    PROPAGAÇÃO NÃO É AUTOMÁTICA

  • capaz de enviar cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos--> virus

    programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador-->Worm 

  • Gabarito: Certo

    ✏️Os Worms não precisam de hospedeiros, ele é independente e autoreplicavel.

  • GAB: C

    • Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o seu computador seja infectado é preciso que um programa já infectado seja executado.

    Exceção> Vírus de script: escrito em linguagem de script, como VBScript e JavaScript, e recebido ao acessar uma página Web ou por e-mail, como um arquivo anexo ou como parte do próprio e-mail escrito em formato HTML. Pode ser automaticamente executado, dependendo da configuração do navegador Web e do programa leitor de e-mails do usuário.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Fonte: Cartilha

  • CERTO

    Worm --> PROPAGA automaticamente --> EXECUÇÃO direta --> EXPLORAÇÃO automática

    PMAL 2021

  • " Vírus infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos. Precisam ser executados. Necessitam de um hospedeiro.

    Worms infectam dispositivos, e se propagam para outros dispositivos. Executam automaticamente. Não necessitam de um hospedeiro."

  • "Vírus infectam arquivos, e se propagam para outros arquivos. Precisam ser executados. Necessitam de um hospedeiro.

    Worms infectam dispositivos, e se propagam para outros dispositivos. Executam automaticamente. Não necessitam de um hospedeiro."

  • Vírus precisa, Worms não.

  • Dessa vez não CESPE

  • CUIDADO MARRETEIROS...

    REGRA: VÍRUS NECESSITA DE EXECUÇÃO PARA SE PROPAGAR

    EXCECÇÃO : VÍRUS DE SCRIPT ( PROPAGA-SE AUTOMATICAMENTE)

    O vírus, em regra, requer sua execução para poder realizar seus danos. O vírus de script, no entanto, é bem peculiar, pois, em virtude de ser interpretado pelo navegador web, dependendo de suas configurações, pode ser executado pelo próprio navegador. Em não havendo a intervenção do usuário, que apenas acessou o site, isto configura execução automática

  • Questão Linda, Salva para revisões futuras.