Cuidado com as alternativas pessoal, existe também alta biodiversidade, mas a concentração de oxigênio é baixa, devido ao número de consumidores primários que surgem e com o aumento de biomassa que...bem, confiram abaixo o texto completo, incluso o teste de ETE que geralmente cai nessas provas:
Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas, que dificultam a entrada de luz no sistema. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesse ecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente causando alteração profunda do ecossistema. O excesso de nitratos lixiviados também promove a ocupação por plantas superiores onde estas geralmente não ocorriam, e dessa forma também sufocam ambientes anteriormente equilibrados.
Em decorrência deste processo, o ecossistema passa da condição de oligotrófico e mesotrófico para eutrófico ou hipereutrófico. (IET= Índice do Estado Trófico)
Oligotrófico - muito pobres em nutrientes. IET 47 - 52
Mesotrófico - Quantidade média de nutrientes. IET 52 - 59
Eutrófico - Alta quantidade de nutrientes. IET 59 - 63
Hipereutrófico - enriquecimento máximo de nutrientes; número excessivo de algas e plantas aquáticas (ao ponto de impedir ou dificultar a navegação) IET > 67