SóProvas


ID
1414183
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

                                                                                         Em 10 de outubro de 2013.

                                            Assunto: Pedido de impugnação ao Edital de Pregão n.º 200/2013 referente à aquisição de lousas digitais interativas

                                                                                        Senhor Chefe do Núcleo Jurídico,

1.    Em resposta ao pedido de impugnação ao Edital de Pregão n.º 200/2013, referente a compra de lousas digitais interativas com projetor acoplado e software, para equipar os auditórios das escolas da rede estadual de ensino, temos o prazer de justificar e informar a Vossa Senhoria que, após levantamento feito junto a diversos fabricantes e revendedores de lousas digitais interativas, as características indicadas no edital são as características que consideramos essenciais no que toca à qualidade técnica e pedagógica do equipamento.
2.    Existem inúmeras marcas de lousa interativa no mercado que fornecem a solução integrada, com vários modelos de videoprojeção de curta distância e lousa interativa, razão pela qual vimos pedir uma solução que seja integrada (fornecida pelo mesmo fabricante), como forma de facilitar o processo de instalação, operação, uso e manutenção pós-venda do equipamento. Estamos cientes de que, ao lidarmos com apenas uma marca, esses processos serão mais simples, em todos os níveis, dado que o fornecedor só terá de se remeter a um fabricante.
3.    Há variadas marcas presentes no mercado que possuem ferramentas de ensino de diferentes disciplinas otimizadas na lousa interativa. No edital, optamos por solicitar a ferramenta mais completa, pois queremos assegurar que os nossos professores e alunos tenham à disposição o melhor hardware e o melhor software para as aulas didáticas e pedagógicas.

Atenciosamente,
                        _____________________________
                                      Fulana de Tal
                    Secretária de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas

Considerando o documento oficial hipotético acima, julgue o item subsecutivo com referência à adequação da linguagem e do formato do texto, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

O documento hipotético consiste em um ofício encaminhado ao chefe do Núcleo Jurídico da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com diferença de que seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exatamente o que observamos no documento em apreço, vejamos:  Senhor Chefe do Núcleo Jurídico,.......

  • Trata-se de memorando

  • "Quanto à forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com diferença de que seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. Exatamente o que observamos no documento em apreço, vejamos:  Senhor Chefe do Núcleo Jurídico" -> Ok, mas memorando NÃO tem vocativo!

  • Além dos demais comentários, o expediente deveria conter também o endereço do destinatário, caso fosse um ofício

  • QUESTÃO ERRADA.


    Ao visualizar a data, já dá para resolver a questão, pois no memorando não é necessário a especificação do local.

  • Dá pra vê q não é ofício pois ele diz q o chefe do NJ é da própria secretaria da remetente.


  • Gab. ERRADO

     

    Como não tem o endereço do destinatário, então, não pode ser ofício. O estranho é que também não poderia ser memorando, pois memorandos não possuem vocativo. Muito estranho... =/

  • Apenas esclarecendo uma obscuridade nos comentários...
     

    Vocativo

    O ofício possui vocativo obrigatoriamente. Já o memorando é de uso FACULTATIVO. Geralmente, aparece alinhado pelo parágrafo. No entanto, não existe padronização para a posição exata. Alguns órgãos optam por colocá-lo entre o parágrafo e o centro da folha. Embora seja de uso consagrado a vírgula, pode-se colocar dois-pontos após o vocativo.

    Ou seja: o vocativo no memorando não é obrigatório, mas também não é proibido, de modo que a sua aparição nesse documento oficial não o descaracteriza.

    bons estudos

  • Alguém saberia dizer se o fecho também é um indicador de erro?

    imaginei que se fosse para o CHEFE do Núcleo Jurídico da secretaria, teria quer ser "RESPEITOSAMENTE", ao invés de Atenciosamente como consta no documento. 

    Alguém sabe como se dá a hierarquia entre uma SECRETÁRIA DE ESTADO e o CHEFE DO NÚCLEO JURÍDICO DA SECRETARIA DO ESTADO?

    Grata.

     

  • Foi enviado pelo dentro do mesmo órgão, é memorando, sem muito drama e muita complicação.

  • Não pode ser memorando, pois nele não se coloca o nome do destinatário no fechamento, apenas o cargo.

  • Com a atualização do MRPR, essa questão ficou desatualizada?