-
As Técnicas orientadas para o conteúdo são formuladas para a transmissão de informações de conhecimentos como o uso da técnica de leitura, dos recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador
(CHIAVENATO, 1999).
Técnicas orientadas para o processo são formuladas para mudar atitudes, desenvolver consciência de si e de outros e desenvolver habilidades inter-pessoais. São as que fazem a integração entre os treinandos para fazer a mudança de comportamento ou atitude, é mais do que simplesmente transmitir conhecimentos cognitivos. Alguns processo são utilizados para desenvolver intra-visão inter-pessoal que é a consciência de si e de outros para mudar as atitudes e desenvolver relações humanas como a liderança. Entre as técnicas orientadas para o processo estão o role-playing, o treinamento da sensitividade, o treinamento de grupos-T, e etc (CHIAVENATO, 1999).
-
a) desenvolvimento de habilidades
b) modificação de atitudes
c) transmissão de informações
d) desenvolvimento de conceitos
e) desenvolvimento de conceitos
-
O processo de treinamento, como gerador de mudanças de comportamento, se dá em quatro etapas: transmissão de informações; desenvolvimento de habilidades; desenvolvimento de atitudes e desenvolvimento de conceitos:
-
Transmissão de informações: aumentar o conhecimento das pessoas - fornecer informações sobre a organização, seus clientes, produtos e serviços, políticas e diretrizes, regras e regulamentos.
-
Desenvolvimento de habilidades: melhorar as habilidades – habilitar para a execução e operação de tarefas, manejo de equipamentos, máquinas, ferramentas.
-
Desenvolvimento de atitudes: desenvolver/modificar comportamentos – mudança de atitudes negativas para favoráveis, de conscientização e sensibilidade com as pessoas, com os clientes internos e externos.
-
Desenvolvimento de conceitos: elevar o nível de abstração – desenvolver ideias e conceitos para ajudar as pessoas a pensar em termos globais e amplos.