SóProvas


ID
141502
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O índice de liquidez imediata de determinada empresa é

Alternativas
Comentários

  • Índices de Liquidez

    Os índices de liquidez normalmente empregados são: Liquidez Geral, Liquidez Corrente, Liquidez Seca e Liquidez Imediata. Todos eles relacionam bens e direitos com obrigações da firma, por intermédio de uma simples operação de divisão. Embora não seja a melhor definição, costuma-se dizer que os índices de liquidez medem “o quanto a empresa tem para cada unidade monetária que ela deve”. Passaremos às particularidades de cada um dos quatro índices citados.

    O Índice de Liquidez Geral (ILG) é calculado a partir da divisão da soma dos ativos circulante (AC) e realizável a longo prazo (RLP) pela soma dos passivos circulante (PC) e exigível a longo prazo (ELP). Sua função é indicar a liquidez da empresa no curto e longo prazo, por isso o nome Liquidez Geral. Uma observação importante é que alguns valores registrados no RLP podem ser dificilmente “realizáveis” na prática, como, por exemplo, determinados depósitos judiciais, os quais deverão ser excluídos do cálculo do ILG.
  •  " De forma sintética, podemos afirmar que os índices de liquidez mensuram o quanto a empresa tem para que ela honre o que deve.
    O ÍNDICE DE LIQUIDEZ GERAL reflete a situação financeira de forma global, e serve como base para se verificar a capacidade de pagamento à longo prazo da organização.
    O ÍNDICE DE LIQUIDEZ CORRENTE é o melhor indicador da situação de liquidez, pois revela a capacidade que a organização possui em quitar suas dívidas de curto prazo por meio de seu ativo circulante.
    O ÍNDICE DE LIQUIDEZ SECA corresponde ao mais rigoroso dos índices, pois elimina os estoques avaliados como incertos que são responsáveis por gerar uma falsa liquidez. Assim, o referido índice revela se a organização depende dos seus  estoques para ter uma liquidez equilibrada.
    O ÍNDICE DE LIQUIDEZ IMEDIATA indica se a organização é capaz de honrar suas obrigações de curto prazo apenas com a utilização de suas disponibilidades.
    Por fim, cabe registrar que, quanto maior forem esses índices, melhor será a avaliação da organização, sendo ideal um resultado igual ou maior que 1. "

  • Gabarito: B

    O índice de liquidez imediata é sempre igual ou menor que o índice de liquidez corrente.
     
  • Fórmulas tornam a explicação simples.

    Liquidez Corrente = Ativo Circulante / Passivo Circulante

    Calculada a partir da Razão entre os direitos a curto prazo da empresa (Caixas, bancos, estoques, clientes) e a as dívidas a curto prazo (Empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). No Balanço estas informações são evidenciadas respectivamente como Ativo Circulante e Passivo Circulante.

    Resultado da Liquidez Corrente:

    Maior que 1: Resultado que demonstra folga no disponível para uma possível liquidação das obrigações.

    Se igual a 1: Os valores dos direitos e obrigações a curto prazo são equivalentes

    Se menor que 1: Não haveria disponibilidade suficientes para quitar as obrigações a curto prazo, caso fosse preciso.


    Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante

    Índice conservador, considera apenas caixa, saldos bancários e aplicações financeiras de liquidez imediata para quitar as obrigações. Excluindo-se além dos estoques as contas e valores a receber. Um índice de grande importância para análise da situação a curto-prazo da empresa.


  • LC = Ac/Pc

    LI =  Disponibilidades/Pc

    O item disponibilidades está contido no ativo circulante, logo, necessariamente vai ser menor ou no máximo igual ao Ativo Circulante

    Só usar números qualquer para confirmar a resposta.

    LC = 2/2 = 1

    LI= (2 -1)/2 = 0,5  ou Li = (com certeza um numero menor que 2)/2 = 1 

    ou seja, gab. letra b: sempre igual ou menor que o indice de liquidez corrente.