SóProvas


ID
1415392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fato é que a transição do Império para a República, proclamada em 1889, constituiu a primeira grande mudança de regime político ocorrida desde a Independência. Republicanistas “puros”, como Silva Jardim, defendiam uma mudança de regime que, a exemplo da França, tivesse como resultado maior participação da população na vida política nacional. Mas, vitoriosos, os republicanos conservadores, como Campos Sales, mantiveram o modelo de exclusão política e sociocultural sob nova fachada. Ao “parlamentarismo sem povo” do Segundo Reinado, sucedeu uma República praticamente “sem povo”, ou seja, sem cidadania democrática.

Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2008, p. 552.

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando o contexto histórico brasileiro ao longo da segunda metade do século XIX e da primeira do século XX, julgue os itens a seguir.

A República substituiu o unitarismo do Império pelo federalismo e, reiterando a influência do modelo norte-americano na Constituição de 1891, também adotou o presidencialismo, momentaneamente abandonado apenas quando da crise advinda da renúncia de Jânio Quadros e da tentativa de impedimento da posse do vice-presidente, João Goulart.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

     

  • O gabarito está como correto, mas a resposta é bem duviadosa, já que temos no período a ditadura Vargas. Acredito que deveria ter sido anulada, mas infelizmente não o foi 

  • Certo, pois com a renucia de JQ, Jango ao assumir, assume apenas como presidente tendo Tancredo Neves como seu primeiro-ministro.

  • Felipe Farias 

    21 de Setembro de 2017

    O gabarito está como correto, mas a resposta é bem duviadosa, já que temos no período a ditadura Vargas. Acredito que deveria ter sido anulada, mas infelizmente não o foi.

     

     

    A questão ta se referindo ao sitema parlamentar e não na ditadura. No caso esse sitema implantado ajudou aos militares a tomar o poder, uma vez que diminuia o poder do presidente da republica.

  • O governo de Vargas foi implatado por uma Ditadura. Logo ouve uma quebra na República a partir daí

     

  • A renúncia do presidente Jânio Quadros, eleito com o discurso de que livraria o país da corrupção, desencadeou uma crise política no país. Em 25 de agosto de 1961, ele deixou o cargo. A partir daí, os desdobramentos em Brasília seguiram para um novo rumo: o parlamentarismo. Apenas no Império o Brasil havia adotado sistema de representação semelhante.

    Para garantir a posse de João Goulart, vice de Jânio, a saída foi o parlamentarismo. A posse de Jango foi no dia 7 de setembro de 1961, e, no dia seguinte, o depuado federal Tancredo Neves assumiu como primeiro-ministro. A experiência durou 16 meses, nos quais Jango teve três primeiros-ministros: além de Tancredo, Brochado da Rocha e Hermes Lima.

    http://acervo.oglobo.globo.com/fatos-historicos/jango-assumiu-presidencia-com-tancredo-neves-de-primeiro-ministro-9839792

  • O modelo parlamentarista foi o caminho encontrado para tirar poderes de João Goulart, que não era bem aceito pelos setores mais conservadores da sociedade.

    Gabarito: Certo