SóProvas


ID
1415521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o  item  seguinte.

Nesse período da literatura nacional, produziram-se romances em que se destacavam peculiaridades culturais e sociais do índio e dos habitantes do sertão, a exemplo das obras Ubirajara, de José de Alencar, e O Cabeleira, de Franklin Távora, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • GAB C

     

    Ubirajara, de José de Alencar, é um dos romances indianistas do autor, junto com O Guarani e Iracema. O romance foi o último que o autor escreveu neste gênero, e teve o intuito de promover ou resgatar a nacionalidade.

     

    Franklin Távora, iniciou o romantismo de caráter regionalista no Nordeste. Uma de suas obras mais marcantes é O Cabeleira, romance passado em Pernambuco do século XVIII. 

  • A questão aborda sobre duas obras publicadas no movimento Romântico. A primeira vista, é importante dizer que a obra Ubirajara, de José de Alencar, é um dos romances indianistas do autor, junto com O Guarani e Iracema. O romance foi o último que o autor escreveu neste gênero, e teve o intuito de promover ou resgatar a nacionalidade. Além disso, Franklin Távora, iniciou o romantismo de caráter regionalista no Nordeste. Uma de suas obras mais marcantes é O Cabeleira, romance passado em Pernambuco do século XVIII.

    Resposta: C

  • Não sei de onde minha memória tirou que O Cabeleira, de Franklin Távora é teatro romântico.