SóProvas


ID
1415524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

No que se refere à representação do índio e do sertanejo no Romantismo brasileiro, julgue o  item  seguinte.

A representação do índio é frequente em obras do Romantismo brasileiro, não apenas nos romances históricos ou regionalistas, mas também em romances urbanos e de costumes, como em Senhora

Alternativas
Comentários
  • No romance Senhora de José de Alencar, não há retratação de índio, este não faz parte da trama principal como acontece em várias outras obras do período romancista. Em Senhora, conta-se a história de uma órfã que, deixada pelo noivo para que este se case com uma mulher rica, torna-se rica e acaba por comprar um casamento com aquele que tempos atrás a deixara. Dessa forma, a história se desenvolve na cidade (urbano), sem colocar o índio como centro da história, tanto menos o indialismo.

  • ROMANCE URBANO SOBRE A ELITE FEMININA - SENHORA

     

    GAB. ERRADO

  • No romance Senhora, de José de Alencar, não há retratação de índio, visto que esse não faz parte da trama principal como acontece em várias outras obras do período romancista. Em Senhora, conta-se a história de uma órfã que, deixada pelo noivo para que este se case com uma mulher rica, torna-se rica e acaba por comprar um casamento com aquele que tempos atrás a deixara. Dessa forma, a história se desenvolve na cidade (urbano), sem colocar o índio como centro da história, tanto menos o indianismo.

    Resposta: E