SóProvas


ID
1417708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Saúde Pública
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo às ações do Programa Nacional de Imunizações do SUS no Brasil.

O esquema básico de vacinação recomendado pelo SUS para a prevenção da ocorrência de coqueluche, doença imunoprevenível causada pelo bacilo Bordetella pertussis, é a administração de três doses da vacina, iniciando-se a vacinação aos dois anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • A vacina é a partir do segundo mês de vida; em três doses no primeiro ano de vida e dois reforços (entre os 15 a 18 meses e entre os 4 a 6 anos). 
    A vacina protege por cerca de 10 anos e por isso, se fazem necessário reforços na adolescência e idade adulta, a cada 10 anos, o que só é possível nas clínicas particulares onde está disponível uma vacina para adolescentes e adultos, que, infelizmente, ainda não existe na rede pública, exceto para gestantes e pessoal da área de saúde que trabalhe em UTI neonatal.

  • A vacina adsorvida de difteria, tétano e coqueluche (pertussis acelular) foi introduzida no início de novembro de 2014 no Calendário Nacional de Vacinação da gestante como reforço ou complementação do esquema da vacina dupla adulta (difteria e tétano).

    Fonte: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/tire-suas-duvidas-sobre-a-vacinacao-contra-a-coqueluche