SóProvas


ID
142042
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software é um conjunto de atividades, parcialmente ordenadas, com a finalidade de se obter um produto de software. Cada processo tem suas particularidades, entretanto, podem-se destacar atividades que são comuns à maioria dos processos. Com relação a processos de desenvolvimento de software, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Não poderia ser a letra A ou B?
  • Igor...

    A letra A diz "ou não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades". Na verdade elas estão.
    A letra B é exatamente o inverso.

    []'s
  • a) O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema a ser resolvido e identificar necessidades. Os requisitos podem ser funcionais, que definem as funcionalidades do sistema, ou  E não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades.
    Requisitos Funcionais: São aqueles que descrevem o comportamento do sistema, ou seja, descreve o que precisa ser feito pelo sistema.
    Requisitos não funcionais: São aqueles que descrevem como deve ser feito. Em geral se relacionam com padrão de qualidade como confiabilidade, performance e robustez

    b) A análise tem como foco construir uma estratégia de solução. Os modelos construídos nessa fase devem ser verificados e validados. A verificação validação tem como objetivo assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas pelo sistema, enquanto a validação verificação tem o objetivo de analisar se os modelos estão em conformidade com os requisitos definidos.

    c) O projeto produz uma descrição computacional do software sem com restrições de tecnologia, ou seja, aspectos físicos e dependentes de implementação não são considerados.

    e) Na fase de implantação, o sistema é testado, empacotado, distribuído e instalado no ambiente do cliente.
    O sistema é testado em todas as fases do projeto.
  • Requisitos não-funcionais são restrições sobre as funções ou serviços oferecidos pelo sistema. Eles estão relacionados aos funcionais.

    Uma questão interessante que vale uma conferida é a Q35197.

  • Igor.
    Muito bom seu comentario. A principio tinha marcado letra A, mas quando cheguei na D fui obrigado a mudar de opiniao pelo fato de que sou programador e seria impossivel nao marcar a letra D. porem marquei a D pensando... a letra A tbm esta certa... dai quando entrei nos comentarios e vi o seu, me chamou atencao para um detalhe que me passou batido e voce esclareceu.  Muito agradecido ok? Coloquei 5 estrelas para vc
    Valew
  • Eu discordo do gabarito, pois considero que a alternativa (e) também está correta.
    Não está presente elementos claros (apenas, somente, etc) que apontam que é incorreta.
  • Bom comentário da Fernanda Rigamont, mas discordo de alguns motivos dos erros das alternativas A, B, C e E. Vamos lá!

    •  a) O levantamento de requisitos tem como objetivo compreender o problema a ser resolvido e identificar necessidades. Os requisitos podem ser funcionais, que definem as funcionalidades do sistema, ou não funcionais, que não estão relacionados às funcionalidades. ERRADA: Na verdade, o erro ocorre no momento que é afirmado que os requisitos não funcionais não estão relacionados com as funcionalidades. É claro que estão, já que requisitos não funcionais dizem respeito a segurança, desempenho, usabilidade, etc... todas restrições estão diretamente relacionadas às funcionalidades!
    •  b) A análise tem como foco construir uma estratégia de solução. Os modelos construídos nessa fase devem ser verificados e validados. A verificação tem como objetivo assegurar que as necessidades do cliente estão sendo atendidas pelo sistema, enquanto a validação tem o objetivo de analisar se os modelos estão em conformidade com os requisitos definidos.  ERRADA: os conceitos estão trocados, onde está verificação deve ser trocado por validação, e vice-versa.
    •  c) O projeto produz uma descrição computacional do software sem restrições de tecnologia, ou seja, aspectos físicos e dependentes de implementação não são considerados. ERRADA: Não são todos os modelos de projeto que utilizam restrição de tecnologia e aspectos físicos, mas o que dizer do nosso glorioso diagrama de IMPLANTAÇÃO, que enfoca na questão da organização física da arquitetura sobre o qual o software irá ser implantado e executado? Nesse diagrama temos elementos como protocolos (TCP/IP, HTTP, máquinas físicas, etc). Ou seja, o erro está ao generalizar que o projeto de software não apresenta restrições de tecnologia.
    •  d) Na fase de implementação, o sistema é codificado, ou seja, a descrição computacional obtida na fase de projeto é traduzida para código executável, por meio do uso de uma ou mais linguagens de programação. CORRETA!
    •  e) Na fase de implantação, o sistema é testado, empacotado, distribuído e instalado no ambiente do cliente. ERRADA: Essa alternativa é mais controversa, pois mesmo que a aplicação já tenha sido testada na fase de construção, certamente, haverão alguns testes no ambiente do cliente. Mas, no geral, os testes devem ser realizados na fase de Construção e não na fase de implantação. Daí o erro da alternativa!
    • Espero ter ajudado na compreensão!

  • Requisitos não funcionais

    São aqueles que não dizem respeito DIRETAMENTE às funções específicas fornecidas pelo sistema

     

  • Numa prova de C/E eu marcaria a E) como certa também, mas a alternativa D) é mais "certa".