SóProvas


ID
1420570
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Civil - CPC 1973
Assuntos

Assinale a afirmação correta em relação ao regime das Nulidades no Código de Processo Civil.

Alternativas
Comentários
  • alt. e

    Art. 250 CPC. O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem necessários, a fim de se observarem, quanto possível, as prescrições legais.

    bons estudos

    a luta continua

  • ERRADA - a)A parte que der causa à nulidade deverá requerer a respectiva decretação.

    ERRADA - b)O ato realizado em desacordo com a forma prescrita em lei deverá, necessariamente, ser considerado inválido pelo Juiz.

    Art. 244. Quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, Ihe alcançar a finalidade.

    ERRADA - c)Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele não dependam.

    Art. 248. Anulado o ato, reputam-se de nenhum efeito todos os subseqüentes, que dele dependam; todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras, que dela sejam independentes.

    ERRADA - d)Quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir, o processo é nulo desde seu início.

    Art. 246. É nulo o processo, quando o Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir. Parágrafo único. Se o processo tiver corrido, sem conhecimento do Ministério Público, o juiz o anulará a partir do momento em que o órgão devia ter sido intimado.

    CORRETA - e)O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados.

    Art. 250. O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo praticar-se os que forem necessários, a fim de se observarem, quanto possível, as prescrições legais.

    Gabarito: e

  • Sobre a A:

     

    Art. 276. Quando a lei prescrever determinada
    forma sob pena de nulidade, a decretação desta
    não pode ser requerida pela parte que lhe deu
    causa.

     

    Abraço
     

  • GABARITO ITEM E

     

    NCPC

     

    A)ERRADO.Art. 276.  Quando a lei prescrever determinada forma sob pena de nulidade, a decretação desta não pode ser requerida pela parte que lhe deu causa.

     

     

    B)ERRADO.Art. 277.  Quando a lei prescrever determinada forma, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, lhe alcançar a finalidade.

     

     

    C)ERRADO.Art. 281.  Anulado o ato, consideram-se de nenhum efeito todos os subsequentes que dele dependam, todavia, a nulidade de uma parte do ato não prejudicará as outras que dela sejam independentes.

     

     

    D)ERRADO.Art. 279.  É nulo o processo quando o membro do Ministério Público não for intimado a acompanhar o feito em que deva intervir.

    § 1o Se o processo tiver tramitado sem conhecimento do membro do Ministério Público, o juiz invalidará os atos praticados a partir do momento em que ele deveria ter sido intimado.

     

     

    E)CERTO.Art. 283.  O erro de forma do processo acarreta unicamente a anulação dos atos que não possam ser aproveitados, devendo ser praticados os que forem necessários a fim de se observarem as prescrições legais.

  • Para que o processo se torne nulo quando o MP não tiver sido intimado a acompanhar o feito em que deveria intervir é preciso ser decretada a existência ou inexistência de prejuízo e o juiz apenas invalidará os atos praticados a partir do momento em que o MP deveria ter sido intimado.

    Art 279 NCPC