-
O Curativo Espuma de Poliuretano é constituído por uma espuma de poliuretano, que em contato com a ferida absorve o exsudato devido a disposição da estrutura celular da espuma e sua afinidade pela água ou líquidos corpóreos presentes na ferida, retendo os fluidos do tecido lesado nos poros da espuma.
O curativo mantém no leito da ferida umidade adequada, favorecendo o processo de cicatrização, formação do tecido de granulação e epitelização, permitindo a troca do curativo sem afetar o tecido recém-formado.
O produto é comercializado estéril pelo processo de irradiação (radiação gama do Cobalto 60), embalado individualmente em papel grau cirúrgico/PET, com abertura asséptica.
Uso sob orientação de um especialista.
INDICAÇÕES
Espuma de Poliuretano é indicado para proteção mecânica e absorção de exsudato das feridas favorecendo o processo de cicatrização.
-
Li que não poderia ser usado em feridas necrosadas, infectadas ou queimaduras de 2 ou 3 graus. Não entendi a resposta.
-
A espuma de poliuretano é contra indicada para feridas com muto tecido necrótico ou ausência de exsudato.
Referência: Tratado de feridas e curativos: enfoque multiprofissional ( GEOVANINI, 2014)
-
Gente, a espuma de poliuretano é contra indicada para feridas infectadas e muito exsudativas. A espuma de poliuretano com prata é que é indicada para feridas hipersecretivas e infectadas. Pesquisa ai direitinho.
-
Os curativos de espuma são feitos de poliuretano ou silicone. Estão disponíveis em placas ou estão disponíveis como enchimento para feridas cavitárias. Os curativos de espuma têm seu melhor uso nas feridas com tecido de granulação ou de epitelização, com algum exsudato.
É constituído por uma espuma de poliuretano, que em contato com a ferida absorve o exsudato devido a disposição da estrutura celular da espuma e sua afinidade pela água ou líquidos corpóreos presentes na ferida, retendo os fluidos do tecido lesado nos poros da espuma.
O curativo mantém no leito da ferida umidade adequada, favorecendo o processo de cicatrização, formação do tecido de granulação e epitelização, permitindo a troca do curativo sem afetar o tecido recém-formado.
É indicado para áreas doadoras e receptoras de enxerto, abrasões e lacerações, oferece proteção mecânica e absorção de exsudato das feridas favorecendo o processo de cicatrização. Feridas abertas não infectadas com baixa ou moderada exsudação. Se for a espuma de poliuretano com prata é indicada para o tratamento de feridas infectadas, feridas com moderado a alto exsudato e feridas estagnadas.
A espuma de poliuretano com prata não deve ser utilizado para regiões com tecidos desvitalizados (necróticos).
Resposta C
Bibliografia
Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
Ministério da Saúde do Brasil. Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil. Doenças relacionadas ao trabalho: manual de procedimentos para os serviços de saúde/ Ministério da Saúde do Brasil, Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil; organizado por Elizabeth Costa Dias ; colaboradores Idelberto Muniz Almeida et al. – Brasília: Ministério da Saúde do Brasil, 2001.
Chulay M. Fundamentos de Enfermagem em Cuidados Críticos da AACN. Ed. Mcgraw Hill, 2ª ed, 2012.
-
reposta está correta, a espuma de poliuretano pode ser usada em feridas com infecções e queimaduras de 2 e 3 grau. se o ferimento tiver infectado e na unidade tiver a espuma com prata, ótimo, ai se usa, caso não, usa só a simples para absorver exsudação, lembrando que se tem espuma com ibuprofeno também, que dar um alivio na dor.