SóProvas


ID
1420858
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma situação que contraindica a realização do exame citológico para o câncer de colo do útero é:

Alternativas
Comentários
  • http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/controle_cancer_colo_utero_mama.pdf

  • 8.5.2.2.1. Recomendações prévias a mulher para a realização da coleta do exame preventivo do colo de útero Para realização do exame preventivo do colo do útero e a fim de garantir a qualidade dos resultados recomenda-se: • Não utilizar duchas ou medicamentos vaginais ou exames intravaginais, como por exemplo a ultrassonografia, durante 48 horas antes da coleta; • Evitar relações sexuais durante 48 horas antes da coleta; • Anticoncepcionais locais, espermicidas, nas 48 horas anteriores ao exame. • O exame não deve ser feito no período menstrual, pois a presença de sangue pode prejudicar o diagnóstico citológico. Aguarda o 5° dia após o término da menstruação. Em algumas situações particulares, como em um sangramento anormal, a coleta pode ser realizada.

  • O PROTOCOLO DA ATENÇÃO BÁSICA: SAÚDE DAS MULHERES(BRASIL, 2016) INFORMA QUE, SE FOR A ÚNICA OPORTUNIDADE DE COLETA EM PERÍODO MENSTRUAL PODE SER COLHIDO E APLICADO O ÁCIDO ACÉTICO.

    O GABARITO ESTÁ CORRETA PARA O ANO DE 2014, PORÉM ERRADO PARA POSTERIORES ANOS A 2016, VISTO QUE ENTRARIA RECURSOS NA QUESTÃO!

  • PROTOCOLO DE ATENÇÃO BÁSICA 2016 - LILÁS

    PÁG. 76 "NÃO HÁ CONTRAINDICAÇÃO NO USO NA ESCOVA ENDOCERVICAL NO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO" E "Não há restrição quanto à idade gestacional para a coleta da citologia."

    PÁG. 175 "Idealmente, a coleta da amostra deve ser pelo menos cinco dias após o término da menstruação. No entanto, caso seja esta a única oportunidade e a mulher esteja menstruada, podem-se adicionar gotas de ácido acético a 2% à solução fixadora, buscando melhorar a qualidade da amostra.

    CADERNO 32 - PRÉ NATAL 2012 -

    A coleta do material do colo do útero para exame colpocitopatológico deve ser realizada a 

    partir de uma amostra da parte externa, a ectocérvice. A coleta da parte interna, a endocérvice, 

    não deve ser realizada nas gestantes.