-
Ela reflete a luz para a parte superior interna da construção e consequentemente "leva" a luz a uma profundidade maior do ambiente. Para se tirar melhor proveito é necessário que o teto e a prateleira sejam superfícies claras para refletir a maior quantidade de luz. Ela evita a incidência direta gerando maior conforto para leitores e usuários que ficam próximos à janela pois elimina o ofuscamento.
-
Acredito que o erro da questão esteja na afirmaçao de que a prateleiras de luz (light shelves) garantem a qualidade da iluminação interna mesmo diante de uma luminosidade solar desfavorável.
-
Prateleiras de luz não são artificiais, elas refletem a luz natural.
-
Também acredito que o erro da questão esteja na afirmação "garantem a qualidade da iluminação interna mesmo diante de uma luminosidade solar desfavorável."
No caso de luminosidade desfarorável, a prateleira tem seu desempenho prejudicado.
No mais, as prateleiras são elementos construídos, portanto artificiais, e não naturais.
-
na verdade a luz deve ser favorável, pois elas exercem três papéis: brise, light shelf e máscara
-
Conforme o livro Eficiência energética na arquitetura:
Pg 156, item 5.4.2
Prateleiras de luz previnem o ofuscamento quando colocadas acima do nível dos olhos. A janela posicionada a baixo da prateleira de luz é mais usada para contato com o exterior.A prateleira de luz age como um brise horizontal para esse janela...
Ainda no mesmo livro na pg 158
iluminação zenital conceituada conforma a NBR 15215-1 como porção de luz natural produzida pela luz que entra através dos fechamentos SUPERIORES.
Prateleiras de luz ou light shelves são mais usadas para controlar o ofuscamento em JANELAS próximas ao plano de trabalho. O erro da questão esta na palavra ZENITAL, visto que janelas NÃO são iluminações zenitais:
São exemplos de iluminação zenital: Domos, mansardas, lanternins, claraboias e sheds.