Analisando as opções:
Acerca da história política e econômica de Goiás, assinale a alternativa correta:
a) Imediatamente após a Revolução de 1930, o primeiro governador eleito por Goiás foi Pedro Ludovico Teixeira, que se notabilizou por promover a reabertura do Congresso estadual.
-Em 1933 foi decidida a reconstitucionalização do país, e Ludovico tomou parte ativa na criação do Partido Social Republicano (PSR), que viria a preencher todas as cadeiras da representação goiana na Constituinte de 1934. Em 1935, seguindo as normas da Constituição federal votada no ano anterior, reuniu-se a Assembléia Constituinte do estado de Goiás, que o elegeu governador.
b) A transferência da capital estadual, da cidade de Goiás para Goiânia, já estava prevista na primeira constituição republicana do estado, em 1891.
-Em dezembro de 1932 foi decretada a mudança da sede do governo para um local próximo da cidade de Anápolis, que iria receber em breve a Estrada de Ferro de Goiás. A fundação da nova capital do Estado, Goiânia, ocorreu em 1933. A mudança foi determinada por motivos administrativos e econômicos, com a chegada da estrada de ferro a Anápolis em 1935.
c) Desde 1967, nenhuma mulher foi eleita deputada estadual em Goiás, situação que mudaria apenas em 1982, uma vez que a legislação federal impedia a participação de candidatos do sexo feminino, condição alterada pela Constituição Federal de 1979.
-Desde que as mulheres brasileiras conquistaram o direito de votar e ser votada em 1932, em Goiás, ainda se passaram 18 anos até uma mulher conquistar o primeiro mandato como deputada estadual, esta foi Berenice Teixeira Artiaga – PSD (1950-1954), antes do período de bipartidarismo forçado (1966-1979).
d) O desmembramento de Tocantins do antigo território goiano foi decorrência de um movimento político recente, surgido apenas no contexto da Assembleia Constituinte de 1988 e concretizado em 1.º de janeiro de 1989.
- A divisão vinha sendo buscada desde o período colonial, A mobilização popular e política da região norte fizeram com que o governador eleito de Goiás, em 1986, Henrique Santillo, apoiasse a proposta de divisão, passando a ser grande articulador da questão. A efetivação dessas articulações deu-se durante a Assembleia Constituinte, que elaborou a nova Constituição Nacional, promulgada em 1988, e que contemplou a criação do Estado do Tocantins, efetivamente, a partir do dia 1º de janeiro de 1989.
e) A transferência da capital, realizada na década de 1930, representou, entre outros aspectos, uma ruptura nas relações de poder no estado e uma nova tendência econômica. - CORRETO
Bons Estudos!!
a) Pedro Ludovico Teixeira foi indicado interventor de Goiás por Getúlio Vargas, e não eleito. ITEM INCORRETO.
b) Desde a Proclamação da República, em 1889, a transferência da capital goiana da cidade de Goiás, criada no século XVIII, já era discutida. A Constituição de 1891, no entanto, manteve a capital na antiga região aurífera. ITEM INCORRETO.
c) Desde a Constituição Federal de 1934 era permitida a participação de candidatas. ITEM INCORRETO.
d) O desmembramento de Tocantins do território goiano já era discutido desde o século XVIII. ITEM INCORRETO.
e) ITEM CORRETO.
Resposta: E