SóProvas


ID
1423627
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Quanto às lesões provocadas pela ação de instrumentos contundentes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • É uma lesão discreta, resultante de um trauma por abrasão linear ou com pequenas manchas, pontos ou depressões, produzida por meios mecânicos (freqüentemente coçar), geralmente envolvendo somente a epiderme, mas, não raro, atingindo a derme papilar, com perda de substância superficial da pele, de mucosas ou de estruturas membranosas em contato com o meio exterior 
    Com o processo cicatricial, o tecido recupera-se integralmente. É considerada como o tipo de lesão mais habitual.

  • Para frança, ao meu ver, esta afirmativa da questão esta errada: "A escoriação não deixa marcas definitivas na grande maioria dos casos".

    Em seu livro na pg 89 (9º ed), ele diz que, quando a derme é atingida (quando deixa marca definitiva) não é mais escoriação, e sim uma ferida. Em outro paragrafo,o autor diz que escoriação que deixa cicatriz não é escoriação.  

  •  e) A cauda de escoriação é uma característica importante das feridas contusas. ERRADA

    Uma  das  características  da  ferida  incisa  é  que  na  hora  que  o  agressor atinge  a  pele,  ele  está  utilizando  um  força  maior,  daí  ele  desliza  e  tira o instrumento.  Daí se nota que a  ferida é mais profunda no inicio, e vai se superficializando no final. 

    Essa escoriação que marca  o  final  da  ferida  é  chamada  de  cauda  de  escoriação.


  • A ferida é que deixa marca (ex: cicatriz). Já a escoriação não deixa marcas.


  • Escoriação consolida-de por cura ao passo que ferida consolida-se por cicatrização!!!!

  • Por que a A está incorreta? Obrigada.

  • Escoriação - cura ( regenera, não fica marcas )

    Ferida - cicatriza ( fica a marca )
  • Bianca, creio que essa seja a definição de HEMATOMA.

  • A definição da alternativa ''A'' corresponde às bossas sanguíneas ou linfáticas.

  • VAmos ao que interessa?


    Alternativa correta: letra D

  • D) CORRETA: "A escoriação não deixa marcas definitivas na grande maioria dos casos".

    Enquanto na escoriação haverá a cura e regeneração da lesão, nas feridas haverá a cicatrização.

     

    E) INCORRETA: "A cauda de escoriação é uma característica importante das feridas contusas".

    A cauda de escoriação, também chamada de "arco de violino", é característica importante da ferida INCISA.

     

    Bons estudos!

  • Escoriações (arranhadura ou esfoladura da epiderme, devido ao atrito. Ocorre a regeneração e não cicatrização)

     

    Hematoma (coleções sangüíneas subcutâneas, sangue acumulado sem ruptura da pelé). A pele resiste, mas os vazos sanguineos se rompem causando extravasamento sanguineo na região subcutânea.

     

    Bossa: protusão na pele, quando ocorre em região óssea (é o famoso "galo" na testa).

    *Bossa sanguínea: quando há sangue abaixo da bossa.

    *Bossa linfática: quando a bossa é incolor, não há coloração sanguínea.

     

    Edema traumático (tumefação ou inchaço) Congestão de pouca intensidade, devido a pancada, socos etc., desparece em poucos minutos ou em algumas horas.

    TRIPLA REAÇÃO DE LEWIS: é um processo fisiológico relacionado ao edema traumático (quando a lesão apresenta elevação e palidez da pele na área de impacto). SURGE APÓS 1 A 3 MINUTOS. Apresenta a triplice reação de Lewis:

    1) hiperemia no ponto de impacto (congestão sanguínea);

    2) extensão da hiperemia para a área ao redor;

    3) palidez da zona central do edema.

  • A definição da letra b é relativo a rubefação... Verifiquei isso em outra questão que a funiversa abordou!

     

    Banca: Funiversa / Cargo: Médico legista / Ano: 2015 / Orgão: PCDF

     

    Assinale a alternativa que apresenta lesão contusa caracterizada por hiperemia produzida por congestão vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, fugaz e que, portanto, exige urgência na realização da perícia, sob pena de desaparecer.

     

    A) edema traumático.

    B) rubefação.

    C) bossa sanguínea.

    D) hematoma.

    E) equimose.

     

     

     

  • Escoriação é uma ferida ou uma lesão? 

    Alguém me ajuda com essa dúvida , por favor?! Sinceramente, achava que escoriação era uma ferida e não lesão.

  • A) ERRADO- Edema traumático consiste em uma tumefação ou inchaço devido a uma pancada, por exemplo. 

    B) ERRADO- BOSSA LINFÁTICA- decorre do extravasamento de linfa por lesão dos vasos linfáticos. Ocorre mais frequentemente quando a ação do objeto é tangencial. São incolores e desaparecem em menos de 24 horas

    C) ERRADO- TRÍPLICE REAÇÃO DE LEWIS- consiste numa reação fisiológica na pele decorrente de irritação e consequente liberação de histamina. São as seguintes fases: 1) Hiperemia do ponto de impacto; 2) Extensão da hiperemia para pequena área ao redor; 3) Palidez da zona central causada por edema.

    D) CERTO- Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando Se a derme for atingida não será escoriação, mas uma ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização.

    E) ERRADO- feridas incisas e perfuroincisa.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA D
  • Letra D - certa

    ESCORIAÇÃO – O instrumento contundente age tangencialmente à superfície corpórea, produzindo o arrancamento da epiderme, deixando a derme descoberta. Em suma, é toda perda epidérmica traumática. A epiderme é a primeira camada do tecido humano, ao passo que a derme é a segunda.

     

    Nas escoriações, que são feridas contusas superficiais, não ocorre cicatrização, mas sim regeneração. A pele se regenera, de baixo para cima. No início deste processo, é possível determinar-se a data da lesão.

     

     FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina legal. 9a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, p. 101-103.

     

    O que deixa marcas definitivas como cicatrizes são as  feridas contusas (de instrumentos contudentes)

     

    Letra e) O que deixa cauda de escoriação são feridas causadas por instrumentos CORTANTES: ferida incisa

  • O comentário dessa questão possui duas partes.

    PARTE 1/2

     

    A) O edema traumático corresponde a uma coleção sanguínea ou serosa sobre um plano ósseo superficial.
    GABARITO: ERRADO. Edema é o acúmulo anormal de líquidos sob determinada superfície proveniente de uma lesão contusa. A coleção sanguínea sob a pele é decorrente do extravasamento de sangue sob a malhas flexíveis (lugar onde não há osso). Devido à pancada, formam-se verdadeiras cavidades que são preenchidas por sangue (Hematoma). Já a bossa sanguínea diferencia-se do hematoma por apresentar-se sempre sobre um plano ósseo e pela sua saliência bem pronunciada na superficíe cutânea; é vulgamente conhecida por "galo" (ambos em França, página 83). Outro ponto a ser observado é que a superficíe serosa de uma escoriação poderá ser apresentada sobre a pele em ponto ósseo ou flexível.

     

    B) A bossa linfática é constituída de hiperemia produzida por congestão vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, é fugaz e, portanto, exige urgência na realização da perícia, sob pena de desaparecer.
    GABARITO: ERRADO. Sinceramente, eu procurei, procurei, procurei no França e não fui muito feliz. Todavia, achei a seguinte observação na internet:
    "Bossa linfática é o extravasamento de linfa por lesão dos vasos línfáticos. Ocorre mais frequentemente quando a ação objeto é tangencial. São incolores e desaparecem em menos de 24 horas". Desta maneira, não necessariemeante ocorre uma congestão vascular, mas sim a ocorrência de uma lesão que faz com que estes "vasem".
    Fonte: https://renato07.jusbrasil.com.br/artigos/242632854/estudo-das-contusoes-em-geral

     

    C) O conceito de tripla reação de Lewis está diretamente relacionado com a ocorrência de uma lesão contusa, em especial a bossa linfática.
    GABARITO: ERRADO. Não já qualquer relação ao efeito da tripla reação de Lewis e lesões de natureza contusa, necessariamente. Tal reação denota os efeitos da histamina sobre os vasos e sobre a pressão arterial. A histamina e um dos principais merdiadores químicos envolvidos na resposta inflamatória, anafilática e na resposta alérgica. Ela apresenta (histamina) ações sobre diversos grupos de músculos lisos, em especial sobre os músuclos brônquicos.

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAem8oAH/relatorio-histamina

     

    D) A escoriação não deixa marcas definitivas na grande maioria dos casos.
    GABARITO: CORRETO. Ainda que a Banca examinadora tenha dado como Gabarito, temos de deixar consignado as observações do Professor Genival Veloso França:
    "Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida. A escoriação não cicratriza, não deixa marcas". (...). Em outro ponto, "escoriação que deixa cicatriz não é escoriação". (Página 80)

     

  • O comentário dessa questão possui duas partes.

    PARTE 2/2

     

    E) A cauda de escoriação é uma característica importante das feridas contusas.

    GABARITO: ERRADO. Segundo Genival Veloso França " O instrumento cortante, agindo por deslizamento e seguindo uma direção em semicurva (como arco de violino) condicionada pelo braço do agressor ou pela curvatura da região ou do segmento atingido, deixa, no final do ferimento, e apenas na epiderme, uma cauda de escoriação. Isso, no entanto, não se constitui em regra geral. Há autores que consideram cauda inicial e cauda terminal. Contra isso nos opomos por considerar que caudal é o mesmo que terminal. Cauda terminal é redundância. O início do ferimento é mais brusco e mais fundo: portanto, não pode apresentar-se em forma de cauda. Ao determinar-se cauda de escoriação, subentende-se que é a parte final da ação que provocou a lesão, caracterizado pelo traço escoriado superficial da epiderme (...)". (Página 78)

     

    Não sou da área, mas espero ter ajudado!

  • LETRA D – CORRETO - Nesse sentido, Genival Veloso de França (in Medicina legal. -- 11. ed. -- Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 2017. p. 257):

     

    “Escoriação. Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves. Tem pouco significado clínico, mas assume um valor indiscutível na perícia médico-legal. Define-se, de forma mais simples, como o arrancamento da epiderme e o desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. Simonin chamou-a de erosão epidérmica e Dalla Volta de abrasão.

     

    (...)

     

    Escoriação típica é aquela em que apenas a epiderme sofre a ação da violência. Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização. Há o restitutio ad integrum.” (Grifamos)

  • LETRA A - ERRADA - Esse é o conceito de BOSSA. Edema é o excesso de líquido acumulado no espaço intersticial, ou seja, entre os tecidos do corpo.

     

    LETRA B - ERRADA - BOSSA não é hiperemia. Não é fugaz. Não desaparece tão rapidamente.

     

    LETRA C - ERRADA - A tripla reação de Lewis é modelo clássico para explicar as alterações vasculares na inflamatória.

     

    LETRA E - ERRADA - Cauda de escoriação está inserida em lesões incisas.

     

    FONTE: WAGNER LUIZ - Professor Estratégia dos concursos

  • A letra B é o conceito de tumefação.

  • Marquei a D por ser a menor errada, vi uma aula que tratava dessa questão e trazia que há divergência entre França e Hygino.

    MAJORITARIAMENTE:

    Tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Arrancamento traumático parcial/total da epiderme e o desnudamento/exposição da derme, mas não deixa cicatriz, pois não ultrapassa a derme. REGENERA COM CURA. DIFERE DE FERIDA.

    OBS: PODE OCORRER EM CADÁVER, mas não haverá formação de CROSTA (extravasamento de líquido).

  • GAB: D

    A) O edema traumático corresponde a uma coleção sanguínea ou serosa sobre um plano ósseo superficial.

    • Bossa
    • Bossa é um hematoma no qual o derramamento sanguíneo se apresenta sempre sobre um plano ósseo, impedindo a difusão de sangue nas malhas dos tecidos e formando saliência bem pronunciada. O derramamento pode ser de sangue OU de líquido.
    • Q233262. A lesão muito comum e vulgarmente conhecida como galo, na literatura médico legal, recebe a denominação de: R: Bossa sanguínea

    B) A bossa linfática é constituída de hiperemia produzida por congestão vascular (dilatação de capilares e vênulas) de uma região do corpo, é fugaz e, portanto, exige urgência na realização da perícia, sob pena de desaparecer.

    • Eritema (vermelhidão), causada por uma rubefação
    • Q1161111. A congestão repentina e momentânea da uma região do corpo atingida pelo trauma é chamada de: R: Rubefação

    C) O conceito de tripla reação de Lewis está diretamente relacionado com a ocorrência de uma lesão contusa, em especial a bossa linfática.

    • edema traumático
    • Q517670. A tripla reação de Lewis é um processo fisiológico relacionado a uma lesão contusa. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta essa lesão. R: edema traumático
    • a tríplice reação de Lewis consiste no aparecimento, na pele excitada, do eritema inicial (1. ª fase), eritema reflexo ou secundário (2. ª fase) e pápula (3. ª fase).

    D) A escoriação não deixa marcas definitivas na grande maioria dos casos.

    • ESCORIAÇÃO
    • A escoriação tem quase sempre como origem a ação tangencial dos meios contundentes. Pode ser encontrada isolada ou associada a outras modalidades de lesões contusas mais graves.
    • A escoriação" in vitam" caracteriza-se pelo arrancamento da epiderme, desnudamento de derme, coagulação da linfa e formação da crosta. Presença de crosta é sinal indiscutível de reação vital."
    • Quando a derme é atingida, não é mais escoriação, e sim uma ferida.
    • A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada é por reepitelização.
    • Quanto à tonalidade e evolução, em 24 horas seca e forma crosta.
    • Nas escoriações post mortem, não há formação de crosta.
    • demora mais ou menos 20 a 30 dias para regenerar totalmente
    • Q253126. As lesões contusas superficiais ocorrem somente quando geradas em corpos com vida. A exceção a essa regra é: R: a escoriação.

    E) A cauda de escoriação é uma característica importante das feridas contusas.

    • As feridas Incisas podem apresentar cauda de escoriação voltada para o lado onde terminou a ação do instrumento,