SóProvas


ID
1423660
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia

      Os avanços nas tecnologias de DNA vêm causando um grande impacto no campo da ciência forense. A análise de DNA tem sido uma poderosa ferramenta para a identificação humana e para as investigações criminais, muito em função do desenvolvimento de testes com uma boa sensibilidade e um alto poder de discriminação. Entre eles, inclui-se a técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR) capaz de realizar a detecção rápida de marcadores moleculares.

                                                                                                Revista Brasileira de Análises Clínicas (com adaptações).

Com relação à PCR e ao seu uso na identificação forense, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Reacção em cadeia da polimerase (em inglês Polymerase Chain Reaction - PCR) é um MÉTODO DE AMPLIFICAÇÃO (de criação de múltiplas cópias) de DNA (ácido desoxirribonucleico) sem o uso de um organismo vivo, por exemplo, Escherichia coli (bactéria) ou leveduras.

    História: Inventada em 1983 por Kary Mullis, a PCR é uma das técnicas mais comuns utilizadas em laboratórios de pesquisas médicas e biológicas para diversas tarefas, como o sequenciamento de genes e diagnóstico de doenças hereditárias, identificação de "impressão digital" genética (usado em testes de paterninade e na medicina forense), detecção de diagnóstico de doenças infecciosas e criação de organismos transgênicos.

    Aplicações: A PCR encontra sua principal aplicação em situações onde a quantidade de DNA disponível é reduzida. Em teoria, é possível amplificar qualquer DNA. Uma das principais aplicações da PCR é na medicina forense, onde pequenas amostras de DNA retiradas da cena de um crime (pedaços de cabelo que contenham bulbo, gotas de sangue ou saliva, pedaços de pêlo ou até mesmo a minúscula quantidade de DNA deixada em uma impressão digital) são amplificadas para serem analisadas pelo método de fingerprinting.

    Procedimentos: A Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é um método muito sensível de análise e por isso é realizado com muito cuidado para evitar contaminações que possam inviabilizar ou tornar errôneo o resultado. O processo consiste basicamente em utilizar os mecanismos da replicação in vitro. Os cientistas então simplificaram ao máximo o processo de polimerização das moléculas. A maquinaria para separar as fitas sense e anti-sense são muito complexas na célula, no lugar utiliza-se a mudança de temperatura. Os ciclos são pensados para disponibilizar o sitio alvo para a ligação dos primers, funcionamento da polimerase e iniciou de um novo ciclo.

    Variações da Técnica: Nested PCR (aumenta a quantidade de produto amplificado ou a sensibilidade técnica) e Hot Start (ativida quando a temperatura atinge 94oC).

  • A banca colocou como gabarito preliminar a alternativa E).

    Justificativa da anulação

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    Questão 33 – Anular 

    O uso do pronome “ela” na alternativa “E” causa ambiguidade interpretativa, o que dificulta a análise e o julgamento da alternativa por parte dos candidatos.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    O southern blot necessita de uma grande quantidade de DNA. Mas a redação causou ambiguidade e foi anulada.

  • Exato, Guilherme. O ideal seria colocar "esta".