SóProvas


ID
1423681
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEGPLAN-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos maiores problemas ambientais da atualidade é o representado pelas espécies exóticas invasoras. Elas são espécies que, quando introduzidas em um habitat fora de sua área natural de distribuição, podem causar impacto negativo no ambiente. Como exemplos de espécies invasoras no Brasil e de alguns dos problemas que elas causam, pode-se citar:

1) o verme âncora (Lernaea sp.), que vive fixado sobre peixes nativos, alimentando-se do sangue deles sem matá-los;
2) o coral-sol (Tubastraea sp.), que disputa espaço para crescer com a espécie nativa Diploria labyrinthiformis (coral-cérebro);
3) o bagre-africano (Clarias gariepinus), que se alimenta de outros peixes e de invertebrados nativos.

As relações ecológicas citadas nos itens são classificadas, respectivamente, como:

Alternativas
Comentários
  • Resumidamente:

    INQUILINISMO: É uma relação harmônica entre indivíduos de espécies diferentes onde apenas uma das espécies é beneficiada sem, porém, prejudicar a outra espécie.

    PARASITISMO: É uma relação não harmônica entre indivíduos onde uma espécie é beneficiada (parasita) e a outra é prejudicada (hospedeiro).

    COMPETIÇÃO: Indivíduos de mesma espécie ou de diferentes espécies disputam algo (moradia, alimento, parceiro sexual, etc). Sendo que o organismo mais adaptado vence a competição.

    PREDAÇÃO: Relação em que um indivíduo (predador) caça e se alimenta de outro (presa). Pode ser entre espécies diferentes ou entre a mesma espécie (canibalismo).

    Correta: Alternativa E.