-
Resiliência é a capacidade de absorver energia elástica, logo é até o limite elástico e não à ruptura.
-
Tenacidade é a capacidade de abosorver energia até a RUPTURA!
-
Os principais fatores para escolha de um aço para mola são:
composição química, propriedades mecânicas, qualidade superficial, disponibilidade e custo [ Aços e Ferros Fundidos - Vicente Chiaverini]
As principais propriedades mecanicas são:
Alta elasticidade, elevado limite de resistencia a fadiga e ao choque.
-
Na seleção de aços para a fabricação de molas, o fator determinante para a escolha do material é a resiliência, que corresponde à energia que o material pode absorver até a sua ruptura.
PARA SELEÇÃO DE AÇOS NA FABRICAÇÃO DE MOLAS A RESILIÊNCIA É SIM UMA PROPRIEDADE MUITO IMPORTNTE A SER OBSERVADA QUE É A CAPACIDADE DE UM MATERIAL ABSOVER ENERGIA MECÂNICA EM REGIME ELÁSTICO ( OU REISITIR À ENERGIA MECÂNICA ABSORVIDA) POR UNIDADE DE VOLUME READQUIRIR A FORMA ORIGINAL QUANDO RETIRADA A CARGA QUE PROVOCOU-A.
O SIGNIFICADO QUE A ALTERNATIVA MOSTRA NÃO É O DE RESILIÊNCIA E SIM O DE TENACIDADE QUE OCORRE NO REGIME PLÁSTICO. O QUE NÃOÉINTERESSANTE PARA MOLAS. ( SE DEFORMAR PLÁSTICAMENTE).
-
A resiliência consiste na habilidade de um material de absorver energia no regime elástico. ... Assim, representa também a Capacidade de suportar tensões maiores que a tensão de escoamento de um material, a partir da qual a deformação plástica se inicia.
Quanto a fabricação e composição: os aços de 0,5-1,2%C, satisfazem quase que completamente os requisitos exigidos para as molas. Podendo passar por alguns tratamentos térmicos.
CARACTERISTICAS MECÂNICAS REQUERIDAS:
- Alto limite de fadiga: Na indústria automotiva todas molas falham por fadiga
- Elevada resiliência: principalmente para automóveis, aviões e aplicações similares
- Alto limite de escoamento: para não apresentar deformação permanente apreciável.
FONTE: http://sites.poli.usp.br/geologiaemetalurgia/Revistas/Edi%C3%A7%C3%A3o%2011/artigo11.12.pdf